AMPLIAÇÃO DA SEGURANÇA
‘Operação Centro Seguro’ terá reforço policial e ações de videomonitoramento
Por Marcelo - Em 07/11/2023 às 2:14 PM
Ainda durante o lançamento do Ceará Natal de Luz 2023, realizado na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza nesta terça-feira (7), foi apresentado um resumo da ‘Operação Centro Seguro’, que será iniciada no próximo dia 17, visando garantir a tranquilidade da pessoas que vão circular naquela área da cidade para a compras de fim de ano e participar das ações promovidas pelo evento natalino. Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e AMC reforçarão seus efetivos até o início de janeiro.
De acordo com o presidente da CDL de Fortaleza, após o pagamento da primeira parcela do 13º-salário, no fim deste mês, o fluxo diário de pessoas que é de cerca de 220 mil pessoas, deve subir para 350 mil no início de novembro, devendo subir para 400 mil na segunda quinzena e ultrapassando este número na semana que antecede o Natal. “A área central precisa de um cuidado especial neste período, visando garantir a segurança dos milhares de fortalezenses e turistas que se deslocarão para a região do Centro de Fortaleza, quer seja para realizar as compras de fim de ano, ou para assistir às apresentações do evento na Praça do Ferreira”, afirma Assis Cavalcante.
Segundo o coronel Kilderlan, a PM disponibilizará um aumento de 50% no efetivo que atua diariamente no Centro, com policiamento a pé, a cavalo, de bicicleta, em motos e viaturas, além de um trabalho de inteligência para prevenir a ação de marginais. “Naquela área haverá uma circulação muito grande pessoas, então, usaremos ainda as imagens do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da SSPDS, para ficarmos atentos às possíveis ações criminosas, no sentido de realizarmos uma ação preventiva. É um sistema utilizado no mundo todo, para a prevenção da criminalidade”, destaca.
O representante da GMF garantiu que haverá reforço do contingente de guardas municipais nas praças do Ferreira e Portugal. “Através da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã também temos um sistema próprio de videomonitoramento, integrado com o do Governo do Estado. Naquela área central temos o perímetro da torre da Célula de Proteção Comunitária da Praça da Lagoinha, que será acompanhado de perto. Reforço nos dias de apresentação do Coral da Luz no Hotel Excelsior, e na abertura do evento, dia 17, dando suporte para as outras equipes da Prefeitura de Fortaleza, principalmente no ordenamento do espaço público, realizado pela Agefis e também às operações de trânsito da AMC. Teremos também uma viatura do policiamento preventivo da Ronda Escolar, acompanhando as apresentações do coral das crianças que vai ser itinerante pela cidade”, ressalta o inspetor Távora.
O delegado Alexandre, da Polícia Civil, destacou que já existem equipes trabalhando para coibir a atuação de delinquentes que queiram praticar crimes na região central de Fortaleza, especialmente com investigações e levantamentos de inteligência. O tenente-coronel Marinho, do Corpo de Bombeiros também afirmou que ações de prevenção a incêndios na malha central estão sendo efetuadas e devem ser intensificadas nos próximos dias. Equipes estarão a postos nos locais e dias de apresentações referentes do Ceará Natal de Luz. E a AMC reforçará seu efetivo no Centro e na Praça Portugal, bem como realizará bloqueios do trânsito no entorno da Praça do Ferreira, a partir das 15 horas do dia 17 deste mês, na abertura do Ceará Natal de Luz.