CERTAME DIA 4 DE NOVEMBRO

Operadora de telecomunicações cearense se habilita para participar do Leilão 5G

Por Marcelo - Em 27/10/2021 às 8:05 PM

A operadora de internet banda larga cearense Brisanet será uma das participantes do Leilão 5G que está marcado para acontecer na próxima quinta-feira (4), devendo promover uma grande movimentação no setor de telecomunicações nacional, pois deve gerar cerca de R$ 50 bilhões se todos os lotes forem arrematados.

Brisanet quer melhorar seus serviços e ampliar a atuação no Nordeste           Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (27), 15 empresas e consórcios se habilitaram para participar do certame, após apresentarem a documentação exigida pela Anatel, se credenciando para a nova seleção de operadoras de serviços de conectividade móvel em todo o território nacional.

Hoje foi o prazo final para o credenciamento e, dentre as grande operadoras do Brasil, Tim, Claro e Vivo estarão disputando as novas faixas. Dentre as de menor porte, além da Brisanet, Algar Telecom e Sercomtel também conseguiram se habilitar para participar do Leilão 5G.

A operadora cearense pretende disputar as faixas do lote regional 3,5 GHz no Nordeste, com o objetivo de aumentar a velocidade das suas conexões móveis, diminuir a latência e garantir maior estabilidade, que podem abrir espaço para atuação em novos serviços em áreas como agricultura, difusão de conteúdos, indústria e saúde.

Além do 3,5 GHz do lote regional, também estarão em disputa as faixas de radiofrequência de 700 MHz, 2, 3 GHz e 26 GHz. Segundo a Anatel, das 15 empresas habilitadas, dez são estreantes nesse mercado, como a Mega Net, Winity II Telecom, Consórcio 5G Sul, Fly Link, dentre outras, mostrando que o modelo do certame foi bem elaborado.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que o Leilão 5G revolucionará as telecomunicações com um novo padrão, 100 vezes mais rápido que o 4G. “Os valores arrecadados garantirão a inclusão digital e social de 40 milhões de brasileiros que ainda vivem no deserto digital“, destacou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business