LOGÍSTICA E TECNOLOGIA
Operadora do Porto do Pecém supera os 500 mil contêineres movimentados
Por Marcelo - Em 11/12/2024 às 7:53 PM
O Porto do Pecém, referência em eficiência operacional no litoral das regiões Norte e Nordeste do Brasil, continua a se destacar como um dos principais Hubs logísticos do País. Com uma ampla gama de operações que inclui granéis sólidos, líquidos, cargas gerais e conteneirizadas – incluindo refrigeradas -, o porto abriga uma empresa, a APM Terminals, que celebrou uma conquista histórica: a movimentação de 500 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) em 2024, fato registrado às 21h40 do último dia 25 de novembro.
Esse marco de sucesso foi fruto de muito investimento em equipamentos e trabalho das equipes de uma das principais operadoras do Porto do Pecém, responsável pelo carregamento e descarregamento dos contêineres que transitam pela instalação portuária, situada na Região Metropolitana de Fortaleza. O desempenho supera com folga as duas melhores movimentações anuais da história da empresa, que registraram 418.226 TEUs em 2022 e 482.044 TEUs no ano passado.
Após o fechamento dos números de novembro, a movimentação acumulada pela APM Terminals Pecém totalizou 507.942 TEUs nos 11 primeiros meses de 2024, representando um crescimento de 19,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior, que movimentou 425.138 TEUs.
O crescimento foi igualmente expressivo tanto nas importações quanto nas exportações. O volume de contêineres importados registrou alta de 16,5% no acumulado de janeiro a novembro, em comparação ao mesmo período de 2023. Já a exportação de cargas conteneirizadas cresceu 19,9% no período, consolidando o Porto do Pecém como uma peça-chave no comércio internacional.
Para Marcelo Gurgel, gerente comercial da APM Terminals Pecém, este performance reflete um trabalho consistente e estratégico. “Esse resultado é consequência natural dos nossos bons números. A tendência de crescimento se confirma, e alcançamos os tão sonhados 500 mil TEUs antes mesmo do fim de novembro. No entanto, queremos mais. Seguiremos trabalhando para encerrar 2024 com resultados ainda mais expressivos”, destaca.
Com infraestrutura de ponta e estratégias operacionais inovadoras, o Porto do Pecém reafirma sua posição como um dos principais motores do desenvolvimento logístico e econômico do Brasil, mirando um futuro de ainda mais crescimento e competitividade.