
A PARTIR DE 2024
Pague Menos anuncia Jonas Marques como CEO
Por Redação - Em 04/12/2023 às 10:33 PM

Jonas Marques construiu uma bem-sucedida carreira de quase três décadas na indústria farmacêutica
A Pague Menos informou, nesta segunda-feira (4), que, após mais de quatro décadas sob a liderança de membros da família fundadora, passará a ser comandada por um executivo de mercado a partir de 2024. O nome escolhido para a função de CEO da Pague Menos foi o de Jonas Marques, um veterano do setor farmacêutico que tem na bagagem passagens por empresas como Bayer e Roche. Marques substituirá o atual presidente, Mário Queirós, filho do fundador Deusmar de Queirós.
De acordo com a Pague Menos, haverá um período de transição que terá início em 4 de janeiro e será encerrado em 4 de abril. Nesse intervalo de tempo, Jonas Marques terá um cargo na diretoria executiva da empresa, devendo assumir como CEO no início de abril. Após o fim da transição, Mário Queirós, que permaneceu por oito anos à frente da empresa, será indicado a compor o Conselho de Administração da Pague Menos.
Durante sua gestão, Mário Queirós elevou a Pague Menos de uma empresa com faturamento de R$ 4,8 bilhões, em 2015, para R$ 11,7 bilhões, nos últimos 12 meses. Foi também sob o seu comando que a Pague Menos alcançou marcos importantes, como a parceria estratégica com a General Atlantic, ocorrida em 2015; o IPO da Companhia, em 2020; e a aquisição da Extrafarma, em 2022.
“Foi uma alegria e uma honra liderar a empresa nestes oito anos, contribuindo para o processo de crescimento, estruturação e profissionalização do negócio. Deixamos a empresa com mais de 1.600 lojas e 25.000 colaboradores, atendendo uma base com mais de 20 milhões de clientes ativos. Fizemos com muito cuidado o processo de escolha do novo CEO e contratação do Jonas, cuja carreira temos acompanhado há mais de 10 anos e temos muita confiança na sua escolha. O processo de transição foi muito bem desenhado e tenho convicção no sucesso do Jonas a frente da Pague Menos”, destacou Mário Queirós.
Relevância
A presidente do Conselho de Administração da Pague Menos, Patriciana Rodrigues, ressalta a importância da transição no atual contexto da Companhia. “O ingresso de Jonas dá início a um novo capítulo na história da Pague Menos. Acreditamos firmemente que sua visão estratégica, larga experiência e comprovada capacidade de liderança irá conduzir a Companhia ao papel de cada vez mais protagonismo dentro do ecossistema de saúde brasileiro. Estamos muito entusiasmados com o que o Jonas pode contribuir para o futuro da Companhia. Agradecemos também ao Mário por sua liderança nestes 8 anos, guiando a Pague Menos no seu processo de transformação e no crescimento de suas operações”, diz.