DESEMPENHO POSITIVO
Pague Menos encerra o 3º trimestre com R$ 2,279 bi em vendas e alta de 11,6%
Por Marcelo - Em 08/11/2022 às 9:41 PM
A Pague Menos divulgou seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2022, com alta de 11,6% nas vendas, que chegaram a R$ 2,279 bilhões, e margem Ebtida ajustada de R$ 195 milhões, representando uma expansão de 21,5% frente a igual período de 2021. Entre julho e setembro deste ano, a Pague Menos Standalone registrou lucro líquido de R$ 37,3 milhões, alta de 4,9% em relação ao desempenho nos mesmos meses de 2021.
A margem Ebitda ajustada fechou o período em 8,6%, crescendo 0,7 p.p. em relação aos meses entre julho e setembro do ano anterior. “Após um período de pressão de margens, em um contexto de rompimento da inércia de abertura de lojas e descasamentos inflacionários, o 3T22 marca um ponto de inflexão na trajetória de rentabilidade, que volta a combinar tendência de crescimento de topline com incremento de margens”, afirma Luiz Novais, vice-presidente Financeiro, de RI e M&A da Pague Menos.
Com 1.210 lojas, a Pague Menos registrou crescimento de 11,6% nas vendas, para R$ 2,279 bilhões, sendo 6,8% de aumento em lojas maduras. No 3T22, os negócios envolvendo os testes de Covid-19 impactaram negativamente o resultado. Excluindo este item, o crescimento em Mesmas Lojas foi de 8,4%. Com os testes, o avanço foi de 7,2%. Considerando os resultados consolidados, com os dados da Extrafarma, rede adquirida em 1º de agosto de 2022, a receita bruta foi de R$ 2,653 bilhões, alta de 29,9%.
A venda média mensal por loja da Pague Menos Standalone cresceu 3,5%, para R$ 632 mil, impactado pela inauguração de mais de 100 lojas no período. Excluindo as lojas novas, a venda média mensal por loja da Pague Menos teve alta de 6,6%, atingindo R$ 666 mil. Na bandeira Extrafarma, o crescimento foi de 17,1%. Segundo o executivo financeiro da companhia, o resultado é muito promissor, pois a maioria das alavancas de incremento de vendas previstas no plano de integração ainda não foram implementadas.
Assim como observado no trimestre anterior, o desempenho de vendas no 3T22 variou consideravelmente entre as regiões do País, em decorrência do surto de síndromes respiratórias relacionado ao inverno nas áreas mais frias. Considerando o portfólio de lojas maduras Pague Menos, a companhia registrou, no 3T22, crescimento das vendas excetuando testes de Covid de 6,8% de lojas localizadas nas regiões Norte e Nordeste, enquanto unidades instaladas nas regiões Sul e Sudeste tiveram expansão de 15,8% nas vendas.
Segundo Novais, o crescimento em ambas as bandeiras foi resultado da saudável combinação de aumento na base de lojas e de ticket médio. O volume de atendimentos na Pague Menos, por exemplo, teve alta de 7,4%, para R$ 29,4 milhões. Ao final de setembro último, a companhia registrava 18,5 milhões de clientes ativos, expansão de 24,2% sobre o 3T21. Já o ticket médio aumentou 3,9%, passando para R$ 77,49. Na Extrafarma, o ticket médio subiu 8,7%.
Canais digitais
A participação dos canais digitais nas vendas da Pague Menos saltou de 8,5% para 11% no período. As transações pela plataforma ominichannel somaram R$ 251,6 milhões. A plataforma envolve televendas, e-commerce, App, SuperApps e prateleira infinita, sendo o e-commerce responsável por 54% dos negócios. Considerando também as vendas da Extrafarma a partir de agosto, as transações omnichannel alcançaram o patamar de R$ 263,4 milhões no trimestre, uma expansão de 52%, ante os R$ 173 milhões em igual período de 2021.