INFORMAÇÃO A INVESTIDORES

Pague Menos quer inaugurar 180 novas lojas até 2024 e comemora resultados

Por Marcelo - Em 21/10/2022 às 3:43 PM

A rede de farmácias Pague Menos apresentou em evento para investidores realizado nesta sexta-feira (21), sua estratégia de expansão para os próximos dois anos e seus resultados, que superam as expectativas traçadas no plano do IPO em 2020. A companhia pretende abrir 180 lojas até 2024. Entre 2021 e 2022, a Pague Menos vai inaugurar 200 unidades.

Pague Menos está acelerando seu plano de expansão em três anos                  Foto: Divulgação

A aquisição da Extrafarma, com 391 lojas, proporcionou a aceleração do plano de crescimento em três anos e a partir de janeiro de 2023, as unidades do Ceará receberão a bandeira Pague Menos. Além disso, a performance de novas unidades tem demonstrado que a rede está no caminho certo. Segundo dados da companhia, 79% das novas lojas após o terceiro mês de operação estão apresentando Ebitda positivo. “É uma performance extraordinária que sinaliza uma expansão acertada”, afirma José Rafael Vasquez, vice-presidente de Operações e Real State da varejista farmacêutica cearense.

O novo ciclo de crescimento tem como foco a população das classes B2/C/D, o que coloca a empresa em uma posição de liderança nesse nicho dentro do varejo farma. Na estratégia de expansão, a companhia desenvolveu um novo formato de loja, a Discount, que oferece maior variedade de produtos com preços mais baixos e menor custo de operação. “O formato da loja proporciona um melhor retorno financeiro da expansão e a manutenção do ritmo de crescimento neste ano, mesmo diante do atual cenário desafiador”, explica o vice-presidente Financeiro e Relações com Investidores da companhia, Luiz Novais.

Experiência

A companhia tem como estratégia oferecer uma experiência de compra melhor para os clientes. A farmácia deixou de ser apenas o lugar de compra de medicamentos. É muito mais que isso. É o local em que as pessoas se cuidam, se tratam, passam por consulta médica e, também, compram remédios. Nos próximos meses, até o fim de 2024, a Pague Menos irá incluir os consultórios farmacêuticos, Clinic Farma, que integram o Hub de Saúde, em cerca de 70% das lojas Extrafarma.

Patriciana diz que a empresa quer oferecer soluções completas em saúde

Hoje, são quase mil lojas da Pague Menos com Clinic Farma oferecendo os serviços de saúde e contribuindo para diminuir a pressão no sistema público brasileiro. “A Pague Menos quer ser reconhecida por oferecer soluções completas em saúde, reduzindo as desigualdades de acesso a uma vida saudável, para que mais pessoas vivam plenamente”, diz Patriciana Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da rede farmacêutica.

Mesmo com a priorização de alocação de capital na integração com a Extrafarma, a rede cresce em um ritmo forte e ao mesmo tempo saudável, além do previsto no plano do IPO em 2020. “O desempenho da companhia está baseado em um crescimento sustentável e estruturado com foco na consolidação do Hub de Saúde e no avanço da experiência do cliente”, afirma o CEO da Pague Menos, Mário Queirós. Ele destaca também como fator relevante para o sucesso a importância da integração da Extrafarma e a captura de sinergias com a aquisição concluída em agosto último. “Essa transação aumenta de forma estratégica nosso market share nas regiões Norte e Nordeste”, destaca o CEO.

As vendas médias mensais por loja da rede cresceram 9% acima do planejado, significando R$ 613 mil no primeiro semestre deste ano, em vez dos R$ 565 mil projetados no plano do IPO. O Ebitda foi superado em 3%, somando R$ 692,3 milhões. A margem bruta se superou em 0,1 ponto percentual (p.p.), para 30,1%, em junho deste ano.

Omnichannel

Já a participação das vendas pelos múltiplos canais da companhia cresceu 7,3 p.p. entre o segundo semestre deste ano e o quarto trimestre de 2019. As vendas via omnichannel ultrapassaram o percentual de 11%, figurando a rede como segundo player em canal digital do Brasil. Outro destaque de bom desempenho foi o aumento das vendas de itens de marcas próprias, que passaram a significar 6,5% do total dos negócios da companhia, ante 5,4% no quarto trimestre de 2019.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business