Parceria com Roterdã abrirá o Pecém para o mundo
Por Admin - Em 19/10/2018 às 8:47 PM
O governador Camilo Santana assinou, na tarde de hoje, o contrato de parceria entre a CIPP S.A. (empresa que administra o Porto do Pecém), e o Porto de Roterdã, na Holanda, considerado o maior da Europa e o 12° do mundo em movimentação de cargas. Isso representará um investimento de aproximadamente R$ 320 milhões.
Apesar de ter cerca de 42 quilômetros de píer, Roterdã já não te mais espaço para crescer e vislumbrou no porto cearense a possibilidade estratégica de ter uma base operacional fora da Europa,mas com uma posição geográfica privilegiada, estando perto dos Estados Unidos, da África e do Canal do Panamá, por onde pode atingir o continente asiático.
Com isso, o Porto do Pecém pode vir a ser, num futuro próximo, um Hub portuário, pois grandes navios atracariam aqui, suas mercadorias seriam transbordadas para embarcações de menor porte e seguiriam viagem para os mais variados destinos. O calado natural profundo do Pecém, sobre rocha, o credencia para isso.
A celebração do contrato foi destacada pelo titular da SDE, César Ribeiro, pois a parceria muda o perfil do desenvolvimento econômico e social do Estado do Ceará, “que se beneficiará de uma cadeia virtuosa de desenvolvimento, prosperidade e de novos investimentos”.
Já o presidente da CIPP S.A., Danilo Serpa, disse que a parceria com Roterdã vem alavancar o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. “O CIPP está pronto para receber qualquer indústria ou empresa. E junto com a ZPE-Ceará e as áreas industriais, alias à expertise de Roterdã, traz também todo o network dele, onde há cinco refinarias e 44 indústrias petroquímica, que deve turbinar a atração de investimentos”, disse.
O CEO do Porto de Roterdã, Allard Castelein, destacou que o Ceará e a Holanda realizam muitos negócios e a parceria representa a oportunidade de trazer o mundo para o Ceará, mas que há um prazo para isso. “O Porto de Roterdã vem se desenvolvendo há 600 anos, mas hoje emprega 400 mil pessoas e gera 6% do PIB da Holanda. Queremos aumentar a prosperidade do Ceará e trazer mais negócios para cá”, afirmou.
Por sua vez, o governador reeleito afirmou não ter dúvidas de que a parceria trará muitas oportunidades para os cearenses, negócios, empregos, melhoria da economia do Ceará. “Estamos dando um passo muito importante para o futuro do Estado, para as nossas futuras gerações”, completou Camilo Santana.
Autoridades assinaram o documento que selou a parceria entre os portos do Pecém e de Roterdã
Foto: Balada IN