CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Parceria entre Secult, Unifor e UFC lança qualificação em cinema e audiovisual

Por Marcelo - Em 19/07/2024 às 5:26 PM

O Governo do Ceará firmou uma parceria inédita, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e da Escola Porto Iracema das Artes, e lança neste sábado (20), o PRO-SET – Programa de Aprofundamento Técnico em Cinema e Audiovisual. A qualificação envolve, ainda, o espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM); a Casa Amarela Eusélio de Oliveira; a Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto de Cultura e Arte (ICA), e a Universidade de Fortaleza (Unifor), por meio do seu curso de Cinema e Audiovisual.

O objetivo principal do programa será suprir a crescente demanda por profissionais qualificados em funções especializadas na realização em cinema e audiovisual. O evento acontece às 10 horas, no Cinema do Dragão, integrando a programação que celebra o primeiro ano da Ceará Audiovisual Independente (CEAVI), entidade que reúne as produtoras de audiovisual no Ceará e que cumprirá um importante papel de conexão do PRO-SET com o mercado.

Porto Iracema das Artes receberá parte das aulas do programa de qualificação em cinema e audiovisual

As inscrições para o primeiro ciclo de oferta do programa podem ser feitas nos seguintes períodos: de 20 a 31 de julho para os cursos com início em agosto; de 09 a 19 de agosto para os cursos que iniciam em setembro, e de 13 a 25 de setembro para cursos com início das aulas em outubro. As inscrições são gratuitas e realizadas somente via internet pelo site www.portoiracemadasartes.org.br. O processo seletivo ocorre em duas etapas: verificar a adequação do perfil dos candidatos aos critérios de acesso e uma entrevista coletiva presencial, realizada na sede da Porto Iracema das Artes, nos dias e horários estipulados no cronograma. As aulas vão começar no dia 19 de agosto.

Entre agosto e novembro, dez cursos gratuitos de aperfeiçoamento ocupam as sedes da Porto Iracema das Artes (Assistência de Arte e Cenografia, Produção de Objetos, Continuidade, Assistência de Direção e Controladoria); da Casa Amarela Eusélio Oliveira (Microfonista, Elétrica e Iluminação para Cinema, além de Assistência de Produção Executiva) e da Unifor (Assistência de Figurino e Assistência de Câmera).

A formação conecta o aprofundamento técnico com a criação artística, num processo no qual serão realizadas 20 cenas de ficção a partir de roteiros de curta-metragem produzidos no Ateliê de Roteiros da Porto Iracema das Artes. Desse modo, após cursar o módulo técnico específico, cada participante se engaja em uma equipe criativa para realização de uma cena, a fim de exercitar na prática do set a função na qual se aprofundou. A gravação das cenas acontece entre 18 e 30 de novembro deste ano.

Referência

A titular da Secult, Gecíola Fonseca, ressalta a importância da capacitação e aprofundamento técnico. “Essa parceria estratégica reforça o vigor do audiovisual cearense e os esforços para fortalecer o setor, que é uma referência nacional. Os investimentos do Governo do Ceará na política para o audiovisual do nosso Estado potencializam um campo pujante, e miram na direção da profissionalização e geração de oportunidades que afirmem o nosso estado como um lugar cada vez mais competitivo no cenário brasileiro e mundial do audiovisual. Com a união de grandes instituições de formação em audiovisual, o PRO-SET surge como uma excelente opção para qualificar profissionais em cinema e audiovisual, que deve se somar com outras iniciativas já em andamento no Ceará”, explica.

Atualmente, o Ceará é uma referência nacional em áreas como roteiro e direção, exatamente por serem as mais procuradas no âmbito das experiências formativas. As funções mais especializadas têm uma forte demanda de mercado, como foi identificada na pesquisa realizada pela Casa Amarela Eusélio Oliveira, junto às produtoras cearenses, para identificar as principais lacunas de profissionais na área. Com base nos resultados, foi elaborado o PRO-SET, com uma oferta diversificada de cursos de aprofundamento de estudos, para atender às demandas do setor, reunindo profissionais atuantes e reconhecidos no mercado.

De acordo com Edilberto Mendes, coordenador do Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes, é preciso estar atento ao impacto do PRO-SET no mercado de trabalho. “Esses cursos não apenas oferecem oportunidades de carreira para muitos, mas também garantem a qualidade e a inovação nas produções audiovisuais do Ceará. Nós formulamos o programa a partir das nossas experiências formativas, pensando em metodologias que favoreçam a experiência criativa e técnica”, conclui.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business