ECOTURISMO
Parques nacionais do Ceará receberam quase 1,7 milhão de visitantes em 2023
Por Redação - Em 29/03/2024 às 11:48 PM
A busca pelo contato com a natureza e experiências ao ar livre tem impulsionado o segmento de ecoturismo, que já superou os resultados obtidos antes da pandemia de covid-19. A visitação aos parques nacionais, por exemplo, atingiu o registro histórico de 11,8 milhões de pessoas em 2023, alta de 15% sobre 2022. Apenas nos parques nacionais do Ceará – Jericoacoara e Ubajara -, foram quase 1,7 milhão de visitantes no ano passado, segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra as unidades de conservação federais.
O Parque Nacional de Jericoacoara, terceiro mais visitado do Brasil, recebeu 1,48 milhão de visitantes ao longo de 2023, ficando atrás apenas do Parque Nacional da Tijuca (4,46 milhões) e do Parque Nacional do Iguaçu (1,8 milhão). Já o Parque Nacional de Ubajara, onde atrativos como o bondinho encantam os turistas, registrou o total de 210.898 visitantes no ano passado, ocupando a nona posição no ranking nacional.
“O Ministério do Turismo tem apostado cada vez mais no fomento ao segmento do ecoturismo, como uma política pública para a promoção do turismo sustentável, pois, em especial depois da pandemia de covid-19, as pessoas passaram a buscar mais essa forma de conexão com a natureza, aliada a ações de preservação das nossas riquezas naturais”, destaca a coordenadora-geral de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo do Ministério do Turismo, Carolina Fávero.
Os parques nacionais destacam-se como alguns dos principais destinos de visitantes brasileiros e estrangeiros, respondendo por 45% do total de frequentadores entre todas as modalidades de unidades de conservação federais do país. Aproximadamente três em cada quatro parques do Brasil conseguiram monitorar sua visitação, sinalizando uma eficiente cobertura de monitoramento.