ACESSO A 166 PAÍSES

Passaporte brasileiro é o mais forte da América Latina e o 11º do mundo

Por Redação - Em 29/12/2024 às 1:00 AM

Passaporte Brasileiro.

Para alcançar o top 10, o Brasil precisaria que mais quatro países deixassem de exigir visto prévio

O Brasil ocupa a 11ª posição no ranking de passaportes mais poderosos do mundo, elaborado anualmente pela Arton Capital. A ascensão do país na classificação é resultado de uma mudança importante: o Japão passou a permitir que cidadãos brasileiros viajem para o país por até 90 dias sem a necessidade de visto, o que fortaleceu a posição do passaporte brasileiro.

Atualmente, o passaporte brasileiro oferece acesso sem visto a 166 países, tornando-se o mais poderoso da América Latina. Para alcançar o top 10, o Brasil precisaria que mais quatro países deixassem de exigir visto prévio, alcançando a mesma posição de Mônaco e Malásia, que ocupam a 10ª colocação, com 170 países.

No entanto, ainda há desafios. Embora o Brasil tenha facilitado o acesso a vários países, 32 nações ainda exigem visto prévio para cidadãos brasileiros, incluindo potências como Estados Unidos, Canadá, China, México e Austrália.

Liderando o ranking está o passaporte dos Emirados Árabes Unidos, com acesso a 180 países, seguido de perto pela Espanha, com 179 países. Entre os países que compõem as primeiras posições, destacam-se várias nações europeias, como Alemanha, França e Suécia, além de Japão e Nova Zelândia.

O passaporte mais fraco do mundo, de acordo com o Passport Index 2024, é o da Síria, que oferece acesso sem visto a apenas 40 países, enquanto 158 nações exigem visto prévio para os cidadãos sírios.

Confira o ranking completo de passaportes mais poderosos de 2024:

Emirados Árabes Unidos – 180 países

Espanha – 179 países

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Portugal, Noruega e Suíça – 178 países

Suécia, Polônia e Hungria – 177 países

República Tcheca, Coreia do Sul, Estônia, Croácia e Eslováquia – 176 países

Japão, Eslovênia, Letônia, Nova Zelândia e Liechtenstein – 175 países

Cingapura, Malta, Reino Unido, Canadá, Lituânia, Romênia, Bulgária e Austrália – 174 países

Estados Unidos e Islândia – 173 países

Chipre – 172 países

Malásia e Mônaco – 170 países

Brasil – 166 países

Mais notícias

Ver tudo de IN Business