SIMPLIFICAÇÃO TRIBUTÁRIA
Paulo Guedes estuda inserir valorização de imóveis na cobrança anual do IR
Por Marcelo - Em 15/03/2021 às 5:56 PM
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Governo Federal deve anunciar, em breve, uma taxa pela valorização de imóveis declarados que será cobrada, anualmente, no Imposto de Renda. Na sua opinião seria mais interessante ao contribuinte efetuar o pagamento de 3% ou 4% todos os ano, do que 15% ou mais, quando da venda do imóvel.
A ideia é aumentar a arrecadação para os cofres públicos e simplificar a vida do contribuinte, a exemplo de outras simplificações tributárias que estão na fase final de formatação e devem ser anunciadas no decorrer dos próximos meses, como reduzir o IR cobrado sobre a empresas e aumentar os tributos sobre dividendos (parte do lucros distribuídos aos acionistas de uma companhia).
Ainda segundo Guedes, a reforma tributária precisa ser realizada este ano e que a prioridade seria a aprovação do Imposto sobre Valor Adicionado, reunindo os tributos federais. Bem como a implementação de um novo imposto sobre operações financeiras, semelhante à antiga CPMF, com o objetivo principal de diminuir ou até extinguir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Ele ainda ressaltou que o Governo Federal estuda uma maneira de cobrar imposto sobre transações bancárias digitais, que recebeu forte oposição por parte dos bancos. “Banco sobra dez vezes mais do que a alíquota do imposto digital, e eles não querem dividir isso”, salientou Paulo Guedes.