MISSÃO À INGLATERRA
Paulo Holanda visita Centro de Inovação em Combustíveis de Aviação Sustentáveis
Por Marcelo - Em 22/05/2024 às 6:38 PM
O diretor Regional do Senai Ceará e superintendente Regional do Sesi Ceará, Paulo André Holanda, realizou uma visita técnica ao Centro de Inovação em Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF-IC) do Translational Energy Research Centre (TERC), um centro de pesquisa personalizado para o desenvolvimento e teste de combustíveis sustentáveis de aviação. Ele está cumprindo missão oficial à Inglaterra pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), visando estabelecer parcerias em diversas áreas, especialmente qualificação, transição energética, combustíveis e tecnologia.
Durante a missão internacional, está acompanhado de Keilla Castro, gerente de Planejamento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, e de Isabela Maciel, assessora do Senai Ceará para Transição Energética. “Estamos participando desta missão sob a orientação e liderança do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, que não mede esforços para aproximar o Sesi, o Senai e o IEL Ceará de grandes centros pesquisa, inovação e de treinamento, para que possamos, sempre, oferecer o que há de melhor para os industriais cearenses e também para o desenvolvimento do nosso Estado”, afirma Paulo André.
O SAF-IC é financiado conjuntamente pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pela Universidade de Sheffield. O centro é o primeiro do Reino Unido a realizar processos como capturar gás carbônico (CO²), produzir Hidrogênio, convertê-lo em combustíveis de aviação sustentáveis e analisar o seu desempenho e sustentabilidade técnica, em um único local. A instalação funciona em combinação com o Centro de Pesquisa Energética para apoiar pesquisas de ponta e fornecer capacidades de testes necessários para ajudar a preparar combustíveis de aviação sustentáveis para uso comercial.
De acordo com o dirigente da FIEC, a visita aos centros de inovação é uma oportunidade de colaboração do Reino Unido com o Ceará: “O Consulado do Reino Unido no Brasil, em nome de Larissa Bruscky, tem apoiado cada vez mais a inovação bilateral, e oportunidades como essa fortalecem a inovação em nosso País”, destaca Paulo Holanda. Representando o Porto do Pecém, Keilla Castro avaliou a missão como bastante produtiva: “Viemos conhecer de perto o que está sendo desenvolvido e encontrar sinergias que possam contribuir com o desenvolvimento do Hub de Hidrogênio do CIPP”. E segundo Isabela Maciel, a infraestrutura proporciona desenvolvimento do capital intelectual, atrai investimentos para o país e aumenta a eficiência produtiva dos investimentos.
Academia
A comitiva cearense ainda participou de uma reunião na Universidade de Cranfiel, que desenvolve pesquisas em diferentes níveis de maturidade e, em 2021, foi classificada como líder mundial no Research Excellence Framework (REF), ficando entre as cinco melhores universidades do Reino Unido em termos de receitas provenientes de pesquisas comerciais e de consultoria para empresas e indústrias. Seu principal laboratório consiste em um reformador para produção de Hidrogênio Azul. A planta piloto foi construída com um investimento de 9 milhões de libras e, a partir da reforma do gás natural, obtém-se Hidrogênio e se captura o carbono. (Com Gecom/FIEC)