Pensando até 2068
Fortaleza Brazil Stone Fair discute o setor de rochas ornamentais no País
Por Marcelo - Última Atualização 7 de novembro de 2019
Inicia nesta terça-feira (5), no Centro de Eventos do Ceará (CEC), a quinta edição da Fortaleza Brazil Stone Fair, visando aumentar a sinergia com os profissionais de diversas áreas, além de buscar uma estratégia de valorização dos produtos naturais, e que sejam mais sustentáveis.
Durante o evento será realizado o X Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste, onde serão apresentados 80 trabalhos técnicos e palestras com grandes especialistas, focando sobretudo nos critérios de especificações e como evitar patologias em rochas (mármores e granitos).
“O evento é destinado a diversas categorias profissionais, instituições técnicas de apoio ao setor, além de empresários da construção civil. Quanto mais visões múltiplas no evento, mais enriquecedora será a troca de experiência que teremos”, aponta Carlos Rubens Alencar, presidente do Simagran-CE.
Dentro da Fortaleza Brazil Stone Fair será realizado o 2º Fórum do IBRO – Instituto Brasileiro das Rochas Ornamentais, cujo tema será: “Pensando o setor em 2068”, tendo como debatedores nomes de renome mundial como Peter Becker (Alemanha) e Pedro Amaral (Portugal).
O Ceará é um dos maiores produtores de mármores, granitos e outras pedras exóticas do Brasil. Em 2015, o Estado tinha cerca de 14 empresas envolvidas na pesquisa e extração de rochas ornamentais.
Hoje, já são 55 e existe a expectativa de que haja um crescimento exponencial nos próximos anos, principalmente com a expansão da ZPE-Ceará. As exportações correspondiam a US$ 16,1 milhões e em 2018 foram de US$ 28,1 milhões.