EBM Quintto Research
Publicitário Duda Brígido divulga pesquisa que aponta o novo perfil comportamental do mercado e do consumidor
Por Pompeu - Última Atualização 28 de maio de 2020
“O mercado publicitário brasileiro passa por grandes e profundas mudanças. Desde o início da década passada os meios digitais entraram de forma crescente e se consolidaram como principal forma de consumo de mídia pelos brasileiros. Antes atendidos pelas ‘novas’ agências digitais, agora os anunciantes entenderam que não tem como dissociar as suas estratégias de comunicação do on-line com o off-line. Afinal, os meios tradicionais ainda mostram grande relevância e continuam gerando impacto”. Quem afirma isso é Duda Brígido, Diretor da EBM Quintto Comunicação. Ainda segundo ele, as grandes agências de publicidade entenderam, antecipadamente, esta mudança e voltaram ao topo da relevância junto aos anunciantes. Afinal, é muito mais prático, econômico, eficiente e eficaz gerir sua comunicação com uma única agência, que entregue inteligência de estratégia e tática no on e no off-line.
Duda aponta que no Ceará e no Nordeste não tem sido diferente. “Para exemplificar, nossa equipe da EBM Quintto vem conseguido entregar excelentes resultados de comunicação para nossos clientes, tanto localmente quanto regionalmente, utilizando-se de estratégias que combinam táticas on-line e off-line. Ganhamos recentemente o 1° lugar em Campanha Institucional no Prêmio Acadi (Associação Cearense das Agências Digitais) para nosso Cliente Banco do Nordeste”, ressalta.
Covid-19 e comportamento do mercado
Em tempos delicados como o que estamos vivendo por conta do novo Coronavírus, é normal que, tanto o mercado quanto o perfil do consumidor/cliente sofram algumas alterações. E foi justamente com o intuito de entender essas mudanças comportamentais que a equipe de estudo e planejamento da EBM Quintto Comunicação realizou uma pesquisa com 1.795 pessoas de 120 bairros de Fortaleza e 13 cidades da Região Metropolitana, entre os dias 30 de abril e 4 de maio, para entender a percepção/intenção do consumidor de Fortaleza durante e após o período de pandemia.
A equipe contou com o acompanhamento direto de Thiago Peixoto, Tardelli Carvalho e do Prof. Jofran Peixoto. “A cada novo dia que passa neste período de quarentena, maiores são as dúvidas dos nossos clientes (e da gente, lógico) quanto ao tamanho das mudanças comportamentais do mercado, daqui em diante. Resolvemos, então, ir a campo virtualmente e encontrar respostas que minimizassem esta ansiedade”, destaca Duda.
Primeira EBM Quintto Research
A Primeira EBM Quintto Research trouxe importantes revelações quanto ao comportamento do consumidor no período atual e pós pandemia. Para se ter noção, as principais mudanças a curto prazo se deram pelos meios digitais, como estudos, compras, entregas, teletrabalho e etc. Além disso, as empresas que não estavam minimamente introduzidas neste ambiente digital estão sofrendo mais e o consumo de mídia cresceu entre todas as gerações, mas com destaque no segmento de millennials e centennials, especialmente, no consumo de TV e canais digitais (YouTube, IGTV e TikTok).
Outro dado importante é que, para os CEO’s de Itaú, Bradesco e Santander, a crise causada pela Covid-19 acelerou em 5 anos a digitalização financeira. Cerca de 72,4% dos entrevistados garantiram que, mesmo após a pandemia, pretendem dar preferência a marcas que tenham realizado ações em prol do combate ao Coronavírus. “São muitas e relevantes informações, e sugiro uma leitura dos resultados disponibilizados francamente no nosso site e em nossas redes @ebmquintto”, destaca o Diretor.
Fake News e atual cenário
Comunicar-se é, atualmente, uma das mais árduas tarefas, principalmente, por conta das fake news. Conforme Duda, as falsas notícias sempre existiram, mas encontraram no ambiente das redes sociais seu mais cruel e impactante meio de disseminação. Este é um grande desafio para as marcas, personalidades e organizações. Por outro lado, reforça a importância de se contar com uma comunicação estratégica, planejada e sistemática, afim de criar uma marca sólida e, consequentemente, mais resistente a eventuais ataques de fake news.
Atuando no mercado publicitário desde 1988, Duda Brígido já acompanhou muitos momentos e mudanças. Na realidade, a paixão pela publicidade vem da herança do pai, Maninho Brígido, com a agência Publicinorte, a primeira agência cearense totalmente dividida por departamentos.
“Tenho acompanhado as enormes mudanças que o mercado publicitário e de comunicação vem passando nos últimos anos. E venho mudando e evoluindo com ele. Sempre buscando novos conhecimentos e capacidades, e me aliando a sócios e colaboradores competentes, que acrescentem mudanças e evolução”, assevera.
E finaliza: “O atual cenário traz consigo enormes desafios e mudanças e as empresas, agências e profissionais que conseguirem se adequar e se readaptar ao ‘novo normal’, serão os que retomarão mais rapidamente para o caminho do sucesso!”.