
TENDÊNCIAS DE TURISMO
Pesquisa revela que 61% dos brasileiros viajam pelo menos uma vez ao ano
Por Redação - Em 16/01/2025 às 11:38 PM

As belezas naturais lideram as preferências, com 23% dos entrevistados escolhendo esse fator como decisivo para a escolha do destino
Uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo (MTur) e realizada pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados aponta que 61% dos brasileiros realizam ao menos uma viagem de lazer por ano. O estudo, intitulado “Tendências de Turismo Verão 2025 – Comportamento da População Brasileira”, mostra que, entre os turistas, 33% viajam uma vez por ano, 22% viajam de duas a três vezes e 6% viajam quatro vezes ou mais.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, avaliou positivamente os resultados. “Mais brasileiros estão conseguindo viajar, e muitos fazem isso mais de uma vez por ano. Isso é um reflexo do bom momento do setor, onde o brasileiro pode planejar suas viagens com mais confiança, investindo em seu bem-estar”, afirmou.
Influências
A pesquisa também revelou os fatores mais importantes na escolha de um destino de viagem. As belezas naturais lideram as preferências, com 23% dos entrevistados escolhendo esse fator como decisivo. O custo acessível é o critério mais importante para 16%, enquanto o desejo de reencontrar familiares e amigos também se destaca. Cidades como Salvador, Florianópolis, a Amazônia e o Rio de Janeiro são alguns dos destinos mais procurados pelos brasileiros.
Preferências de turismo
As praias são as atrações mais apreciadas pelos turistas brasileiros, com 53% dos entrevistados indicando as praias como a principal motivação para suas viagens. A natureza e o ecoturismo aparecem em segundo lugar, com 29%, seguidos por atrações culturais, históricas e relacionadas à saúde e bem-estar, que somam 16%. O turismo religioso e as viagens gastronômicas têm uma preferência de 12% dos entrevistados.
Principais custos
A pesquisa também abordou os gastos das viagens, destacando que alimentação, hospedagem e transporte aéreo são os maiores custos para os turistas. O transporte aéreo, por exemplo, é considerado o principal gasto por 22% dos participantes. No entanto, quando combinados, alimentação e hospedagem representam a maior parte dos custos totais, com a alimentação responsável por 38% das despesas.
Desejo de explorar o Brasil
A pesquisa revelou ainda que, caso recebessem um prêmio para viagens, 63% dos entrevistados escolheriam um destino nacional, enquanto 35% optariam por viajar para o exterior. A preferência por destinos nacionais é mais forte entre moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (71%), pessoas entre 41 e 49 anos (72%), e acima de 60 anos (75%), além de famílias com filhos adultos (73%).
Por outro lado, os mais jovens (56% entre 16 e 24 anos e 41% entre 25 e 40 anos), pessoas com maior renda (44% entre quem ganha mais de cinco salários mínimos), solteiros (41%) e aqueles sem filhos (46%) têm maior interesse em viagens internacionais.
“O estudo reforça o potencial do Brasil como destino turístico, destacando a riqueza de suas belezas naturais, patrimônio histórico e a diversidade gastronômica. Isso mostra a importância de preservarmos essas riquezas para garantir o crescimento sustentável do turismo no país”, afirmou o ministro Celso Sabino.
Redes sociais
A pesquisa também revelou o crescente uso das redes sociais como fonte de informação sobre viagens. Quase metade dos entrevistados (47%) utiliza plataformas digitais como Instagram, Facebook, TikTok e X (antigo Twitter) para planejar suas viagens. As recomendações de amigos e familiares vêm em segundo lugar, com 37% das menções, seguidas por sites e blogs de turismo (22%), agências de viagens (18%) e vídeos online (17%).
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre 14 e 28 de outubro de 2024, com 5.542 entrevistas domiciliares em todas as 27 unidades da Federação (UFs). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O estudo foi encomendado pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
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