Margem equatorial

Petrobras avança nos trâmites para iniciar exploração de petróleo na Foz do Amazonas

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 07/04/2025 às 11:53 AM

Edifício Sede Marechal Adhemar De Queiroz Edise

Fachada da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro Foto: Reprodução

A Petrobras deu um passo significativo rumo à exploração de petróleo na Margem Equatorial, ao concluir a construção de um centro de resgate de animais selvagens na região. De acordo noticiado pela Bloomberg, a instalação, localizada no estado do Amapá, aguarda agora a inspeção do Ibama, órgão federal de proteção ambiental, para que a estatal possa iniciar suas operações.

A conclusão do centro de resgate atende à última exigência do Ibama antes de decidir sobre a concessão da licença para a exploração na Bacia da Foz do Amazonas. A Petrobras espera que a área contenha reservas de petróleo semelhantes às descobertas feitas pela Exxon Mobil na Guiana.

Após a inspeção do Ibama, a Petrobras deverá transferir sua plataforma para o bloco FAZ-M-59 e realizar uma avaliação pré-operacional para comprovar a eficácia de seus planos de emergência em caso de derramamento de óleo. Somente após essas etapas, o Ibama decidirá sobre a concessão da licença.

O pedido anterior da Petrobras para perfurar na região foi bloqueado pelo Ibama em 2023, devido a preocupações sociais e ambientais. A conclusão do centro de resgate representa um avanço importante para a estatal, que busca expandir suas operações na costa norte do Brasil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business