PARCERIA COM O SEBRAE

Petrobras lançará edital de R$ 16 milhões para startups

Por Redação - Em 20/09/2024 às 12:07 AM

Desde sua criação em 2019, a Petrobras já investiu cerca de R$ 54 milhões no módulo Startups

A Petrobras lançará, na próxima terça-feira (24), um edital voltado para startups. A ação faz parte do Programa Petrobras Conexões para Inovação. O edital, que conta com um investimento de R$ 16 milhões, será desenvolvido em parceria com o Sebrae e abordará desafios nas áreas de transição energética e integridade de ativos. As empresas selecionadas poderão receber até R$ 1 milhão para soluções soft tech, como desenvolvimento de software, ou até R$ 2 milhões para projetos deep tech, que envolvem hardware e materiais. As inscrições estarão abertas até 23 de outubro.

O objetivo do edital é promover o desenvolvimento de tecnologias e novos modelos de negócio em colaboração com startups, incentivando a criação de empresas inovadoras no setor. As pequenas empresas terão a oportunidade de trabalhar em conjunto com a Petrobras, enfrentando desafios reais da indústria e contribuindo para a cocriação de soluções tecnológicas.

Desde sua criação em 2019, a Petrobras já investiu cerca de R$ 54 milhões no módulo Startups. As empresas escolhidas receberão suporte financeiro e assistência técnica para testar e qualificar suas inovações. O projeto também pode ser selecionado para uma etapa de implantação na indústria de óleo, gás e energia. A diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, destacou que, ao final do processo, os produtos ou tecnologias desenvolvidas podem ser escalados para o mercado.

A parceria com o Sebrae permite que pequenas empresas se integrem ao processo de inovação aberta da Petrobras, desenvolvendo tecnologias que impactam a cadeia produtiva de energia, petróleo e gás. O Sebrae acompanhará as startups durante a execução dos projetos, oferecendo suporte em gestão e promovendo ações que aumentam a competitividade e o acesso a novos mercados.

O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, explicou que o módulo Startups foi criado para conectar Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) à comercialização de tecnologias, transformando-se em um processo de “Venture Building”. A Petrobras já estabeleceu parcerias com 53 startups de dez estados, com um total de 63 projetos. A taxa de continuidade dos contratos de P&D é de 30%, o que supera a média do mercado. Algumas startups, como a Vidya e a PIX Force, já firmaram contratos com outras grandes empresas do setor.

A Vidya Technology, que participou dos primeiros editais, utiliza inteligência artificial e software para monitoramento e manutenção de plantas industriais. A startup cresceu de 20 para mais de 60 funcionários e possui um escritório em Houston, nos Estados Unidos. O CEO, Otávio Correa, destacou que a participação no edital foi fundamental para a evolução da empresa.

A PIX Force, especializada em soluções de visão computacional, possui dois projetos de P&D com a Petrobras focados em segurança do trabalho. Daniel Moura, CEO da empresa, comentou sobre a importância da interação com especialistas da Petrobras e do Sebrae, que contribuiu para o desenvolvimento de soluções alinhadas às necessidades do mercado.

As demandas da Petrobras para o desenvolvimento de tecnologia e produtos são constantemente atualizadas no site do programa Petrobras Conexões para Inovação. O novo edital estará disponível a partir de 24 de setembro.

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