IMPACTOS DA PANDEMIA
Philippe Godefroit falará sobre retomada turística em webinar franco-brasileiro
Por Marcelo - Em 03/05/2021 às 7:43 PM
Numa articulação interinstitucional, Brasil e França se unem para diagnosticar e traçar alternativas para o setor de turismo no período pós-pandemia. A Embaixada da França no Brasil, o Consulado da França em Recife, as Alianças Francesas de Salvador, Recife e Fortaleza promovem, entre os dias 5 e 7 de maio, um seminário virtual intitulado: “Turismo Sustentável, os encontros franco-brasileiros: uma das respostas à crise provocada pela Covid-19”.
O gerente-geral do Hotel Gran Marquise, Philippe Godefroit, participará do evento na sexta-feira, às 10h45, falando sobre a questão da hotelaria em meio à pandemia, em nível Brasil, Nordeste e Ceará, pois os impactos para o setor do turismo foram muito grandes. E que o Gran Marquise tem adotado para sobreviver em meio a toda esta situação. Também vai falar a questão positiva da pandemia, o que mudou em relação às tendências, principalmente na questão da aceleração da digitalização em todos os setores e, principalmente, na hotelaria.
“Um grande exemplo disso são os chatbots e robôs na questão das reservas digitais que estão sendo realizadas. E também o que isso vai significar na questão da mão de obra. Como houve uma redução de quadro de pessoal, mantivemos os nossos melhores talentos, especialmente os que falam outros idiomas – inglês, francês, espanhol, alemão -, bem como as parcerias com a Aliança Francesa e outras empresas”, explicou.
Ele acredita que após o retorno das atividades para um novo normal, no segundo semestre deste ano, o turismo doméstico deverá voltar com um volume considerável. “Isso a partir de setembro, se as pessoas estiverem mais de 50% imunizadas. E no próximo ano deveremos ter o turismo internacional voltando com força, pois aqui temos verão o ano inteiro, águas quentes, bons ventos, lugares fantásticos para se conhecer. E os estrangeiros gostam muito do Ceará, especialmente os franceses, holandeses e italianos”, destacou Philippe Godefroit.
O objetivo do evento é discutir soluções para a retomada das atividades do trade turístico regional, nacional e internacional, estimulando uma necessária dinâmica de troca de experiências. A programação foi definida com base nos resultados de uma pesquisa que traçou um panorama do segmento, na perspectiva de representantes de organizações dos setores do turismo e da cultura nos estados da Ceará, Pernambuco e Bahia. “Esses três dias de mobilização ajudarão a analisar e superar os desafios atuais e co-construir soluções para a crise mundial que enfrentamos”, disse Mamadou Gaye, diretor da Aliança Francesa da Bahia.
Com a participação de representantes de organizações dos setores do turismo e da cultura do Brasil e França, o ciclo de palestras virtuais abordará temas como: “Para um turismo mais respeitoso ao meio ambiente e às populações locais”, “Como o turismo pode valorizar a cultura nas dimensões simbólicas e financeiras”, “Preparar os profissionais para as novas evoluções do setor do turismo – Formação contínua e inicial”, além de cases do segmento nos dois países. Em sintonia com o atual cenário, a série de encontros será realizada em formato webinar, na plataforma Zoom Meeting.
“O evento não terá um formato vertical. A programação foi pensada para ser dinâmica e atrativa. O espaço para trocas será garantido aos participantes”, destaca Gaye, detalhando que, para cada 20 minutos de fala dos palestrantes, outros 30 serão dedicados à interação com o público.