ACIMA DA MÉDIA NACIONAL
PIB do Ceará bate recorde e registra alta de 16,70% no terceiro trimestre do ano
Por Marcelo - Em 17/12/2020 às 8:45 PM
O Produto Interno Bruto do Ceará fechou o terceiro trimestre deste ano com uma expressiva alta de 16,70%, em relação ao segundo, quando o índice ficou em -13,45%. O resultado representa mais que o dobro do índice nacional no período, que foi de 7,7%, contra os -9,6% no segundo trimestre de 2020.
“Esses índices mostram que estamos no caminho certo. Mesmo com as dificuldades devido à pandemia, que provocou uma crise no mundo inteiro, aos poucos o Ceará vem tendo sua recuperação econômica. Nossa reabertura está sendo feita de forma gradual e responsável, sempre colocando a preservação da vida em primeiro lugar”, destacou o governador Camilo Santana.
O desempenho do PIB cearense mostra que o Estado vem apresentando uma recuperação bem acelerada de sua economia – impactada negativamente pelo coronavírus –, que inverteu as estimativas positivas no final de 2019 para este ano, tanto para o Ceará como para os demais estados brasileiros. E no Ceará o setor da Indústria foi o que mais alavancou o PIB, seguido pelos Serviços.
Dos três setores que compõem o PIB, a Indústria conseguiu se reerguer no terceiro trimestre, apresentando um desempenho acima da previsão mais otimista: 41,57%, contra os -27,18% do segundo trimestre. A evolução do setor industrial, inclusive, superou o índice nacional, de 14,8% no período.
O setor de Serviços cearense também mostrou excelente resultado, atingindo 12,49% no período analisado (o nacional foi de 6,3%) em relação ao trimestre imediatamente anterior (-12,03%). A Agropecuária do Ceará fechou em queda de -2%, após alta elevada no segundo trimestre de 2020: 10,38%. Os números do PIB estadual foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará.