GESTÃO AMBIENTAL

Pompeu Vasconcelos apresenta Programa Bandeira Azul da Marina do Iate Clube

Por Marcelo - Em 05/06/2024 às 8:43 PM

O comodoro do Iate Clube de Fortaleza, Pompeu Vasconcelos, realizou nesta quarta-feira (5), a apresentação do Programa Bandeira Azul – Marinas, que já se encontra na Fase Piloto da iniciativa internacional da Foundation for Environmental Education (FEE). O programa reconhece e certifica praias, marinas e embarcações que se comprometem com uma gestão ambiental responsável. Além disso, não só eleva os padrões de gestão ambiental, mas também promove a conscientização na comunidade náutica e além.

Pompeu Vasconcelos destacou o compromisso do Iate Clube de Fortaleza

“A adesão ao Programa Bandeira Azul representa nosso compromisso sólido com a preservação ambiental. Estamos empenhados em cumprir todos os critérios estabelecidos pelo programa, promovendo a qualidade e a proteção dos nossos ambientes marinho, costeiro e lacustre. Com a colaboração do Comitê Gestor, que desempenha um papel fundamental na implementação das práticas sustentáveis, estamos trabalhando arduamente para alcançar este reconhecimento”, afirma Pompeu Vasconcelos. No Brasil, o Instituto Ambientes em Rede é o operador desta iniciativa.

De acordo com Ana Thereza Matos, proprietária da Athēná Esportes Náuticos, o Iate Clube de Fortaleza reafirma seu compromisso com a preservação e valorização do meio ambiente, exatamente na data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. “Nossa paixão pela natureza, pelo mar vai além da navegação e das regatas; ela se traduz em ações concretas para proteger o ecossistema marinho que tanto amamos. A gestão do comodoro Pompeu Vasconcelos incentiva ações que resgatam e promovem a missão genuína de contribuir com a sustentabilidade e a ecologia”, destaca.

A cerimônia contou com a presença de representantes da Marinha do Brasil, por meio do comandante da Capitania dos Portos do Ceará, Bruno Emilião; do Governo do Estado do Ceará, com José Ricardo Araújo Lima, assessor Ambiental do Porto do Pecém; da Prefeitura de Fortaleza, com o vice-prefeito Élcio Batista, os secretários Marcelo Pinheiro e Erick Vasconcelos, e o superintendente da Ademfor, Homero Cals Silva; a coordenadora do Núcleo de ESG da FIEC, Alcileia Farias, além de outras autoridades.

Élcio Batista, Pompeu Vasconcelos, Ana Thereza, Homero Cals e Bruno Emilião, no Iate Clube

Na oportunidade, também foram apresentados os integrantes do Comitê Gestor do Programa Bandeira Azul – Marinas, que vão fiscalizar o cumprimento de todos os critérios exigidos para integrar esta iniciativa internacional. Presidido pelo comodoro Pompeu Vasconcelos, o comitê é composto ainda por Flávia Sabóia, Wanderley Bertoncello, Bruno Benevides, Miguel Brandtner, Miguel Sávio, Daniel Nottingham, Ana Thereza Matos e Evelin Huttenlocher.

Foi um evento que marca o início de um desafio em busca da sustentabilidade e também o compromisso de todos os que fazem o Iate Clube de Fortaleza. “Estamos determinados a fazer do Iate Clube de Fortaleza um exemplo de compromisso ambiental e a assegurar que nossas práticas inspirem outros clubes náuticos e comunidades a seguir pelo mesmo caminho. A sustentabilidade não é apenas uma meta, mas um caminho contínuo que todos nós devemos trilhar juntos”, completa Pompeu Vasconcelos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business