REESTRUTURAÇÃO

Porsche anuncia corte de 1.900 empregos nos próximos quatro anos

Por Redação - Em 14/02/2025 às 11:59 AM

Fabrica Da Porsche

De acordo com o porta-voz, a Porsche já iniciou o processo de redução de empregos ao não renovar os contratos de 1.500 funcionários neste ano

A Porsche, montadora alemã de luxo, planeja cortar cerca de 1.900 empregos nos próximos quatro anos, como parte de uma reestruturação para reduzir sua força de trabalho em 15% até 2029. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (13) por um porta-voz da empresa, após um programa de demissões iniciado no início de 2024 ter sido considerado insuficiente.

De acordo com o porta-voz, a Porsche já iniciou o processo de redução de empregos ao não renovar os contratos de 1.500 funcionários neste ano. Outros 500 postos estão chegando ao fim. No entanto, a empresa afirmou que essa medida inicial não será suficiente para atingir os objetivos de reestruturação. Por isso, a diretoria-executiva e o conselho de fábrica decidiram implementar um programa para cortar mais 1.900 empregos ao longo dos próximos anos.

A montadora, de propriedade majoritária da Volkswagen, também planeja utilizar flutuações naturais no mercado de trabalho, mudanças demográficas e uma abordagem restritiva para o preenchimento de vagas e contratações futuras. Isso deverá ajudar a reduzir ainda mais o número de funcionários, sem a necessidade de demissões adicionais.

Embora a Porsche se considere ainda em uma posição relativamente forte, o porta-voz destacou que a empresa enfrenta diversos desafios, incluindo o atraso na transição para a eletromobilidade e as condições econômicas e geopolíticas desfavoráveis. A montadora também mencionou a necessidade de ajustar suas operações diante dessas dificuldades, como forma de garantir sua competitividade no mercado global.

O jornal Stuttgarter Zeitung foi o primeiro a divulgar as informações sobre os planos de demissão da Porsche. A redução de postos de trabalho nas principais unidades da empresa no sudoeste da Alemanha reflete as pressões do setor automotivo global, especialmente em um momento de transição para novos modelos de veículos e adaptação a um mercado em constante mudança.

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