Porto do Pecém tem expansão na movimentação de cargas
Por Admin - Em 28/03/2019 às 5:05 PM
O Porto do Pecém, um dos integrantes da ‘Trinca de Hubs’ do governador Camilo Santana, tem obtido crescimento constante no embarque de cargas nos dois primeiros meses deste ano, e, quando comparado ao mesmo período de 2018, foi de 17%, passando de 648.039 para 760.888 toneladas (t).
No total, foram movimentadas através do porto cearense 2,5 milhões de toneladas até o fim de fevereiro. Nos embarques feitos para outros estados do País (cabotagem) e para fora do Brasil (navegação de longo curso), as principais cargas movimentadas são placas de aço, frutas, sal, cereais, cimento e calçados.
O terminal apresenta um amplo mix de cargas movimentadas, e, nesses primeiros dois meses de 2019, o granel sólido foi o mais relevante, representado por 52% da movimentação dentro do porto (1.347.900 t), seguido da carga conteinerizada com 24 % (627.517 t), carga geral solta, 21% (536.343 t), e do granel líquido com 3% (67.516 t).
Segundo o presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Danilo Serpa, até o fim do ano a expectativa é crescer até 10% quando comparado a 2018. “Estamos buscando novos investimentos, novos serviços e estamos confiantes que manteremos a linha de crescimento dos últimos anos”, diz Serpa.
O CEO destaca inclusive o novo serviço de exportação de frutas, da MSC e sua subsidiária Medlog, que funcionará a partir de setembro, atendendo aos mercados do Oriente Médio e Mediterrâneo. Além disso, a parceria com o Porto de Roterdã deve ampliar, ainda mais, a movimentação de cargas no terminal portuário cearense.
O Porto do Pecém completa 17 anos que entrou em funcionamento. Ao longo desse tempo, se desenvolveu, passou por duas obras de expansão, e hoje apresenta uma infraestrutura de última geração, que atrelada à sua localização estratégica, conquistou seu espaço no Brasil e no mundo.
Movimentação de mercadorias diversas tem impulsionado o crescimento do Porto do Pecém
Foto: Divulgação