PRÊMIO PORTOS + BRASIL
Porto do Pecém vence em ‘Crescimento da movimentação de carga geral’ no 1SEM24
Por Marcelo - Em 08/08/2024 às 11:48 AM
O Porto do Pecém foi o grande vencedor da categoria ‘Crescimento de movimentação de carga geral’ no primeiro semestre deste ano, durante solenidade de entrega do Prêmio Portos + Brasil, realizada na noite desta terça-feira (7), no Clube Naval de Brasília. Os destaques desta 5ª edição do evento foram movimentação, resultados financeiros e boa gestão. Promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a premiação visa reconhecer os avanços conquistados pelos complexos públicos e Terminais de Uso Privado (TUPs) brasileiros.
De acordo com o titular do MPor, Sílvio Costa Filho, esse modal é muito importante para garantir o sustento das famílias brasileiras, a geração de emprego e renda. “Estou muito animado e apaixonado por esse setor. A gente tem muitas perspectivas de crescimento nos próximos três anos, principalmente na geração de emprego e renda, e na movimentação da nossa economia. Sem dúvida alguma, o Brasil tende a ampliar ainda mais a sua capacidade portuária, impulsionando o mercado mundial”, afirma.
Premiação
Todos os anos, os portos brasileiros são qualificados em nove categorias. O prêmio é entregue aos três primeiros lugares de cada uma delas. O principal prêmio é o Ranking IGAP, resultado do somatório dos 15 indicadores que compõem o Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP). Este é um balizador da gestão portuária dos portos públicos brasileiros.
As categorias avaliadas são: crescimento da movimentação total dos portos públicos e das TUPs; crescimento da movimentação de granel sólido e granel líquido; crescimento da movimentação de contêineres e carga geral; categoria igualdade de gênero; Ranking Avanço IGAP e Ranking IGAP. As metodologias utilizadas para os cálculos serão disponibilizadas no site do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) após a realização do evento.
Veja a lista completa dos premiados:
Ranking IGAP – Portos do Paraná / Suape Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros;
Ranking Avanço IGAP – Companhia Docas de Santana;
Crescimento da movimentação carga geral – Terminal Portuário do Pecém;
Crescimento da movimentação contêineres – Portos RS – Porto do Rio Grande;
Crescimento da movimentação granel líquido – Terminal de Petróleo do Açu/Vast Infraestrutura;
Crescimento da movimentação granel sólido – Porto de São Francisco do Sul;
Crescimento da movimentação total dos TUPs – Cargil Agrícola/PA;
Crescimento da movimentação total dos portos públicos – Porto de São Francisco do Sul;
Igualdade de gênero (TUPs) – Terminal de grãos Ponta da Montanha;
Igualdade de gênero -(Portos Organizados) – Companhia Docas da Paraíba.
Expansão do setor
A premiação dos melhores portos brasileiros mostra que o setor tem avançado nos últimos anos. De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os portos brasileiros apresentaram os melhores resultados dos últimos 14 anos para o semestre, com crescimento de 4,28% em comparação com o mesmo período do ano passado.
De janeiro a junho de 2024, os portos brasileiros movimentaram 644,76 milhões de toneladas de cargas. O Porto do Pecém registrou uma expansão de 11,3% no primeiro semestre deste ano, com um total de 8,99 milhões de toneladas, conforme destacou o presidente do CIPP S.A., Hugo Figueirêdo.