
DADOS DA ANTAQ
Portos públicos movimentam 43,22 milhões de toneladas de cargas em julho; alta de 6%
Por Redação - Em 11/09/2024 às 3:12 PM

No acumulado do ano, a movimentação portuária registrou um aumento de 3,96%, atingindo 764,7 milhões de toneladas, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os portos públicos do Brasil apresentaram um aumento de 6,02% na movimentação de cargas em julho deste ano, totalizando 43,22 milhões de toneladas, de acordo com o Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). O crescimento contribuiu para um aumento geral de 1,38% na movimentação portuária total do mês, que alcançou 118,96 milhões de toneladas.
No acumulado do ano, a movimentação portuária registrou um aumento de 3,96%, atingindo 764,7 milhões de toneladas, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Entre as cargas que se destacaram pelo crescimento percentual em julho, estão o trigo (+59,75%), o açúcar (+22,18%) e os adubos e fertilizantes (+18,55%). A movimentação de cargas conteinerizadas atingiu 13,34 milhões de toneladas, representando um aumento de 17,98% em relação ao ano anterior, com 1,2 milhão de TEUs movimentados. Desse total, 9,04 milhões de toneladas foram movimentadas em longo curso e 4,16 milhões por cabotagem.
Os granéis sólidos cresceram 1,6% em julho, totalizando 73,45 milhões de toneladas, enquanto a carga geral apresentou um aumento de 11,74%, somando 5,2 milhões de toneladas. Em contrapartida, os granéis líquidos registraram uma queda de 7,29%, com 26,96 milhões de toneladas movimentadas.
Em termos de navegação, o apoio portuário foi o segmento com maior crescimento, com um aumento de 9,81%, movimentando 0,16 milhão de toneladas. A carga de longo curso também apresentou crescimento de 3,21%, totalizando 85,51 milhões de toneladas. A cabotagem, no entanto, apresentou uma queda de 1,71%, alcançando 25,29 milhões de toneladas, e as operações de carga em navegação interior recuaram 6,33%, totalizando 7,92 milhões de toneladas.
Entre os portos públicos, o Porto de Rio Grande (RS) destacou-se com um aumento de 34,01% em julho, movimentando 2,74 milhões de toneladas. O Porto de Suape (PE) também apresentou crescimento, com uma alta de 18,76%, totalizando 2,28 milhões de toneladas, e o Porto de Itaguaí (RJ) teve um aumento de 14,1%, alcançando 6,02 milhões de toneladas.
Nos terminais privados, houve uma queda na movimentação de cargas, com total de 75,74 milhões de toneladas. O Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (TIPLAM), localizado em São Paulo, foi o terminal privado que mais cresceu em julho, com um aumento de 26,84%, movimentando 1,37 milhão de toneladas.
Mais notícias


Crescimento Recorde
