AQUECENDO O MERCADO

PPP do saneamento deverá gerar 10 mil postos de trabalho no Ceará em sete anos

Por Marcelo - Em 24/02/2023 às 1:42 PM

A chegada da Ambiental Ceará vai movimentar o mercado de trabalho local, com a implementação do Bloco 1 da parceria público-privada (PPP) do saneamento no Estado. Um total de 4 mil empregos diretos e indiretos serão gerados, valorizando a mão de obra cearense nos próximos anos. A previsão é que, com a entrada do Bloco 2 da PPP, mais 6 mil oportunidades sejam geradas, totalizando 10 mil postos de trabalho até 2030. Há oportunidades para profissionais de diferentes áreas de atuação no setor administrativo, técnico e operacional.

André Facó afirma que a PPP vai impulsionar a economia do Ceará                 Foto: Divulgação

De acordo com André Facó, diretor-presidente da Ambiental Ceará, o projeto de universalização do esgotamento sanitário será transformador e trará impactos positivos para saúde, qualidade de vida, meio ambiente e, também, para a economia e geração de renda da população atendida. O objetivo da PPP é universalizar o acesso da população destes municípios – mais de 90% -, ao esgotamento sanitário até 2030. Já é possível se cadastrar para os processos seletivos, por meio do link: https://aegeatalentos.gupy.io/jobs/3935137.

O objetivo é contar com pessoas das próprias cidades. “Nós somos mestres em brasicidades, que é a nossa capacidade de nos adaptarmos e valorizarmos as culturas das localidades onde atuamos. Já tivemos a primeira reunião com fornecedores locais e também daremos prioridade aos colaboradores residentes nos municípios que atenderemos. Acreditamos que, desta forma, vamos contribuir para o desenvolvimento regional e teremos trabalhadores fazendo a diferença na vida das pessoas no seu entorno”, explica.

Milhares de empregos serão gerados em 17 municípios impactados pela PPP

Ele destaca, ainda, a força do saneamento básico para a criação de oportunidades de trabalho. “É sabido que das áreas de infraestrutura, o saneamento é uma das que mais tem transversalidade na geração de empregos, seja na sua cadeia produtiva direta de construção e operação dos sistemas, ou seja na produção dos materiais e equipamentos que serão utilizados. Isso comprova que o esgotamento sanitário não atua simplesmente de forma muito direta na saúde da população, mas também na movimentação da economia”, ressalta André Facó.

Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) de esgotamento sanitário firmada com o Governo do Estado e a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), a empresa fica responsável pela universalização do esgotamento sanitário em 17 cidades das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. No total, R$ 2,6 bilhões serão destinados para as obras de ampliação, operação e manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário, beneficicando a cerca de 1,1 milhão de cearenses.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business