
IMPACTO DO DIESEL
Preço do frete por quilômetro rodado tem alta de 2,35% em janeiro e deve seguir em tendência de crescimento
Por Redação - Em 19/02/2025 às 10:42 AM

O principal fator para essa alta foi o aumento no preço do diesel, que teve uma alta média de 0,48% no mês passado
O preço médio do frete por quilômetro rodado no Brasil foi de R$ 6,97 em janeiro, registrando um aumento de 2,35% em relação a dezembro, de acordo com o Índice de Frete Edenred Repom (IFR). O principal fator para essa alta foi o aumento no preço do diesel, que teve uma alta média de 0,48% no mês passado.
Para fevereiro, espera-se que a tendência de aumento do frete continue devido ao reajuste duplo no preço do diesel, com elevações do ICMS e da Petrobras a partir de 1º de fevereiro.
O IFR é calculado com base em cerca de oito milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio realizadas pela Edenred Repom, unidade da Edenred Brasil. O diretor da Edenred Repom, Vinicios Fernandes, destacou que a alta no preço do frete reflete também a elevação da taxa básica de juros (Selic), que impacta o crédito e o custo de insumos do setor de transporte.
O aumento na demanda de transporte, especialmente no agronegócio devido ao atraso na Safra 2025, também deve influenciar a continuidade do aumento nos preços, já que o escoamento da produção será concentrado em um período mais curto. Além disso, o reajuste no ICMS e o aumento no preço do diesel também pressionam os custos.
Fernandes ainda mencionou que a revisão da tabela de frete e a tributação sobre o setor também devem contribuir para a alta nos custos do transporte nos próximos meses.
Mais notícias


WTM Latin America
