ATRATIVO TURÍSTICO
Prefeitura de Caucaia apresenta nova tirolesa situada na Lagoa do Cauípe
Por Marcelo - Em 21/04/2023 às 8:28 PM
A Prefeitura de Caucaia realizou nesta sexta-feira (21), a apresentação da nova tirolesa situada na região da Lagoa do Cauípe, que representa o mais novo atrativo turístico do Cumbuco, que deverá promover o desenvolvimento econômico de diversos setores daquela região do Litoral Oeste. E com uma completa infraestrutura de segurança – pois os turistas terão instrutores credenciados para dar todas as orientações a respeito da descida e contarão com equipamentos semelhantes aos usados em alpinismo, capacetes e coletes salva-vidas -, e de acordo com a legislação ambiental em vigor.
Com uma plataforma de dez metros de altura, quatro pontos de descida com cabos duplos e 200 metros de percurso, o quesito segurança é um dos pontos altos do novo equipamento, que pode atender a até 500 pessoas por dia, ou mais. Será um local a mais para que os bugueiros que trabalham no Cumbuco possam levar os visitantes e, portanto, poderá das um novo impulso ao desenvolvimento da economia daquele município. O prefeito Vitor Valim participou do evento e lembrou que o município conta com cerca de 34 quilômetros de faixa de praia, a partir do lado Oeste da Barra do Ceará, e, agora, conta com o Parque de Dunas, que foi desapropriado pela Prefeitura de Caucaia.
“E agora todos poderão desfrutar desta tirolesa, que foi construída integralmente com dinheiro do fundo de compensação ambiental municipal, pois ali a gente tinha três tirolesas irregulares, com risco de causar acidentes com danos aos cidadãos caucaienses e aos turistas, prejudicando o trade turístico como um todo. Então, aqui, foram interditadas as que estavam irregulares e o poder público fez uma com padrão internacional, para que todos possam vivenciar a beleza que é a Lagoa do Cauípe, com muita segurança”, explica o gestor.
Ele lembrou, ainda, que na região da Barra do Cauípe estão sendo monitorados mais de 140 ninhos de tartarugas marinhas, que estão sendo monitorados pelas equipes do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) e três deles já eclodiram. “Isso eu acho que é uma coisa espetacular até para a educação ambiental das crianças, e nós, adultos, podemos desfrutar desse presente de Deus. Então você ver os ninhos eclodindo na nossa faixa de areia é uma excelente forma de se apreciar a Deus, ver o seu poder e a sua beleza, é através da natureza. E não há desenvolvimento econômico sem preservação ambiental. É através da preservação do meio ambiente que surge o desenvolvimento econômico”, destaca Vitor Valim.
A titular da Secretaria de Turismo de Caucaia, Lívia Holanda, salientou que o Cumbuco é a única praia do Ceará com a certificação Bandeira Azul, mostrando todo o trabalho que o poder público tem realizado. “O que a gente está vivendo hoje é fruto de dois anos de trabalho da gestão da Prefeitura, em melhorar a infraestrutura toda aqui da região, a construção dos três espigões, agora estamos com a duplicação da CE-090, tudo isso para o turista ter um melhor acesso. O local bom é aquele em que a gente vive, e é o que estamos fazendo. Por isso que a gente tem o selo da Bandeira Azul no Cumbuco, a única praia do Ceará”, afirma.
E informou do comprometimento ambiental da prefeitura com a qualidade da água, não ter tráfego de veículos na praia por causa dos ninhos de tartaruga, e outras ações que acabam se refletindo no setor turístico. “Com o crescimento do turismo a gente gera mais empregos e renda para toda a nossa população. Por isso investimos tanto na capacitação dos profissionais na área de atendimento ao cliente, recepção, garçons, tudo para receber bem os turistas. A gente vai se tornar o melhor destino mundial de kitesurf no Cumbuco, pois temos uma estação de esqui a céu aberto, com ventos constantes e boa temperatura da água. No nosso turismo de esportes, 85% é do kite, com praticantes que vêm de Portugal, Itália, Argentina, França e, agora, estamos recebendo também turistas dos Estados Unidos, por causa da Bandeira Azul. Do Brasil vêm de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais. Caucaia está se tornando uma referência nacional e internacional, em responsabilidade ambiental, temos gastronomia, hotéis, pousadas de charme, resorts e temos a facilidade de estarmos próximos do Fortaleza Airport, e somos a porta de entrada do Litoral Oeste do Ceará”, ressalta Lívia Holanda.
Já para Leandro Araújo, presidente do IMAC, a nova tirolesa da Lagoa do Cauípe é uma iniciativa audaciosa do Poder Executivo municipal, que acabou por revitalizar uma área de 200 hectares que era ocupada irregularmente por barracas sem licenciamento ambiental, sem tratamento de esgoto, com tirolesas inseguras. “Foi a atitude mais correta possível, corajosa e importante, porque era uma região que no passado não teve atenção, foi ocupada de forma irregular e, hoje, temos 200 hectares recuperados”, explica.
E a nova tirolesa é um equipamento público, que será gerido por uma empresa que será licitada, obedecendo a todas as normas ambientais e de segurança. “É uma tirolesa de padrão de segurança internacional, com 200 metros de percurso, quatro vias, cabos duplos para cada participante, freios de segurança, equipamentos de primeira linha, que em breve estará disponível para o público em geral como uma atração turística. A perspectiva é que em 45 dias ela já possa ser operada e ser o mais novo equipamento turístico para as férias de julho. E ressaltando que desenvolvimento econômico e preservação ambiental são aliados, pois a falta de desenvolvimento e a ilegalidade são os maiores inimigos ambientais”, completa Leandro Araújo.