Prefeitura de Fortaleza assina acordo para gerenciamento de creches

Por Admin - Em 26/02/2019 às 7:15 PM

A Prefeitura de Fortaleza assinou os termos de colaboração com 69 organizações da sociedade civil para o gerenciamento de creches da Rede Municipal de Ensino, no ano letivo de 2019. Os documentos foram assinados pelo prefeito Roberto Cláudio e a secretária municipal de Educação, Dalila Saldanha.

Segundo Roberto, os investimentos com termos de colaboração saltaram gradualmente de R$ 11,58 milhões para R$ 33,64 milhões entre 2012 e 2019, com duplicação do número de matrículas de 3.522 para 6.923 crianças de 1 a 3 anos atendidas.

Além disso, o número de entidades habilitadas aumentou de 48 para 96 no mesmo período, ampliando o atendimento da Educação Infantil na Capital. Em 2019, a Rede Municipal de Ensino passou a contar com 159 Centros de Educação Infantil e 96 creches parceiras, totalizando 255 equipamentos atendendo as famílias fortalezenses. 

Fortaleza também possui 141 escolas municipais com turmas de pré-escola. “Hoje a gente celebra uma etapa complementar da política em educação infantil, a parceria com as entidades. Começamos a gestão com 48, e agora temos 96 creches conveniadas. Tudo isso na perspectiva de dar à criança proteção social e estímulo e aprendizado precoce nos primeiros mil dias de vida”, disse Roberto Cláudio.

Além disso, conforme explicou Dalila Saldanha, em 2010, a rede privada em todo o Brasil era maior do que a rede pública. A partir dos esforços da gestão ao longo dos últimos anos, em 2018 houve um fenômeno de inversão, tendo o município de Fortaleza tomado a liderança dentro do processo de oferta do atendimento de 1 a 3 anos. 

A rede pública de educação infantil somou um crescimento de 113%, enquanto a rede privada aumentou cerca de 37%. “Houve essa inversão graças à credibilidade que as famílias têm em relação ao nosso trabalho”, destacou a secretária da Educação.

Roberto Cláudio reiterou, ainda, a importância aprendizado na idade certa e, principalmente, durante a fase da primeira infância, quando estímulo à educação garante maior autoestima e confiança para a criança, a infância e a juventude. 

“Investir em educação é fundamental, mas ainda é parcial. Temos que ter um investimento permanente, cada vez maior, com um compromisso que cresça a cada dia e que envolva a cidade”, concluiu o prefeito.

Saúde

Acompanhado da primeira-dama Carol Bezerra, Roberto Cláudio também assinou, hoje, o convênio para desenvolvimento de ações de monitoramento, avaliação e certificação de metas programáticas dos Postos de Saúde inscritos no programa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI), bem como a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, em especial o direito à Saúde.

 

Roberto Cláudio destacou a importância do aprendizado na idade certa para as crianças

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business