DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Prefeitura de Fortaleza entrega novo CRE aos empreendedores do Cais do Porto

Por Marcelo - Em 21/08/2024 às 6:21 PM

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou nesta quarta-feira (21), uma nova unidade do Centro de Referência do Empreendedor (CRE), localizada no bairro Cais do Porto. Este novo espaço, sob a gestão da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), foi concebido para atender tanto os trabalhadores quanto os pequenos empreendedores da região. A iniciativa é parte do Projeto Meu Bairro Empreendedor, que tem como objetivo promover a organização de pequenos produtores e empreendedores locais.

Empreendedores terão acesso a informações, capacitações consultorias e acesso ao crédito orientado                                                    Foto: Divulgação/SDE

O CRE busca desburocratizar o processo de formalização de negócios, oferecendo uma gama de serviços, incluindo capacitações técnicas e gerenciais, consultorias especializadas e facilitando o acesso a crédito orientado, como o ‘Programa Nossas Guerreiras’. Por meio dessa nova unidade, a Prefeitura de Fortaleza reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável da cidade, proporcionando ferramentas necessárias para que os pequenos empreendedores possam prosperar e contribuir para a economia local.

O novo Centro de Referência do Empreendedor está localizado na Avenida Zezé Diogo e conta com toda estrutura para oferecer atendimento e capacitação aos empreendedores locais. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e receberam um investimento total de R$ 368 mil. O novo equipamento conta com recepção, sala de administração, coworking, banheiros acessíveis e copa, totalizando cerca de 82 m² de área.

Rodrigo Nogueira lembra que Fortaleza é a cidade que mais capacita

Segundo o titular da SDE, a ideia de instalar CREs na periferia da cidade é uma das propostas do Projeto Meu Bairro Empreendedor, que também inclui melhorias de infraestrutura através da Rua do Comércio. “Queremos estar mais perto dos empreendedores, capacitar e orientar. A prefeitura já faz um trabalho muito forte quando o assunto é capacitação, afinal Fortaleza é a cidade que mais capacita no Brasil, com programas como ‘Fortaleza Capacita’ e ‘Fortaleza + Futuro’. Estamos colocando para funcionar o terceiro equipamento na atual gestão, com CREs instalados nos bairros Messejana e Vila Velha, além do CRE Bom Jardim, entregue em 2019″, afirma Rodrigo Nogueira.

Para a coordenadora de empreendedorismo da SDE, Solange Freire, os CREs foram pensados para aproximar a população dos responsáveis pelos serviços de capacitação e apoio ao empreendedorismo. “A perspectiva é que a gente realmente esteja bem perto dos empreendedores e que eles sintam o CRE como uma extensão do trabalho deles. Aqui eles vão encontrar orientação empresarial, capacitações técnicas, profissionais, serviços de consultorias e serviços do Sine Municipal, uma série de ferramentas para incrementar o próprio negócio”, explica.

Centro de Referência do Empreendedor oferece uma série de serviços para quem quer ter o próprio negócio

Mais notícias

Ver tudo de IN Business