TURISMO DE COMPRAS
Prefeitura e CDL de Fortaleza lançam novas ações para o polo da José Avelino
Por Marcelo - Em 06/08/2024 às 12:18 PM
A Prefeitura de Fortaleza anunciou nesta terça-feira (6), um pacote de ações para o Polo de Moda José Avelino, considerado um dos mais tradicionais centros de compras populares da cidade. As ações incluem capacitação de empreendedores, coleta seletiva de materiais recicláveis, limpeza e sinalização do espaço, para fortalecer o turismo de compras e a economia local. A iniciativa é realizada em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza e a Associação do Polo de Moda José Avelino.
Também foram divulgadas ações para a implantação do Re-Ciclo, serviço de coleta de materiais recicláveis e limpeza geral após o horário de encerramento. O polo também receberá uma Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico, que levará serviços para os trabalhadores e empreendedores do comércio, além de placas sinalizando o espaço como ‘Polo de Compras’, uma vez que no local são comercializadas roupas femininas, masculinas e infantis.
“Neste período de início das ações, estaremos aqui com o Caminhão da SDE. Ao todo, estamos ofertando 5 mil vagas de capacitação através do programa ‘Fortaleza Capacita’ e mil créditos de R$ 3 mil através do ‘Nossas Guerreiras’. Além disso, vamos ter ações junto ao Re-Ciclo. Pensamos que, com várias pastas, vamos melhorar o ambiente de negócios aqui no Centro. Sempre que eu ando pela periferia da cidade, tem pessoas produzindo para vender aqui na José Avelino, mostrando a força econômica dessa feira para a cidade”, afirma Rodrigo Nogueira, titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE).
Turismo de compras
As ações têm como objetivo também a qualificação do Polo de Moda José Avelino, promovendo o chamado turismo de compras, com foco em atrair ainda mais visitantes de outras cidades e estados do Nordeste e de outras regiões também. “Achamos por bem nos movimentar nesse sentido de buscar todo o apoio para que a José Avelino e o entorno voltem a ser o que eram antes, bem movimentados, bem intensos, inclusive explorando o turismo de compras”, ressalta Assis Cavalcante, presidente da CDL.
Dados de uma recente pesquisa desenvolvida pelo Observatório do Turismo, da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor), revelaram que entre novembro e dezembro do ano passado, quase 80 mil pessoas passaram pela região, das quais 79,2% afirmaram que a principal motivação para visitar o polo é a realização de compras. No período pesquisado, o gasto médio com compras foi de R$ 4.737,26. Já o gasto total diário ficou em uma média de R$ 1.785,42.
“Em diversos buscadores, em que podemos ver indicativos do nosso turismo, como o Google e o Decolar, Fortaleza sempre está na frente. Essa ação é importante para atrair ainda mais turistas, oferecendo tratamento e condições melhores para o comércio e para os visitantes”, declarou Alexandre Pereira, secretário de Turismo (Setfor).
Qualificação
A Prefeitura de Fortaleza ainda disponibilizou, desde a semana passada, a unidade de Atendimento Móvel do Desenvolvimento Econômico que, mensalmente, percorre os bairros da cidade. O equipamento oferta, em dias programados, serviços voltados para os empreendedores e trabalhadores da Rua José Avelino. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, sempre das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, no estacionamento do Mercado Central.
A população ainda terá à disposição ações de formalização de negócios, capacitações, consultorias, atendimento ao empreendedor e ao empregador, orientação profissional, busca por vagas de emprego, por meio do Sine Municipal e acesso a crédito orientado, por meio do programa ‘Nossas Guerreiras’. Além disso, os técnicos da SDE Fortaleza estarão disponíveis para elaboração e emissão da declaração anual de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) e informações sobre os programas de qualificação profissional como ‘Fortaleza Capacita’ e ‘Fortaleza + Futuro’.