DECISÃO DO CONDEL

Presidente da CDL comemora aprovação de retrofits no Centro com uso do FNE

Por Marcelo - Em 13/06/2024 às 6:51 PM

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, comemorou a decisão do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), que aprovou nesta quinta-feira (13), a utilização de recursos do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE), para financiar a requalificação de prédios antigos, o retrofit, destinada a novas ocupações de centros urbanos, tanto para uso comercial, mas principalmente residencial. O operador dos recursos será o Banco do Nordeste (BNB).

Assis Cavalcante se encontrará com Sarto para falar de projeto no Centro

O dirigente destaca que o Centro de Fortaleza só terá uma melhora em termos de aquecimento de varejo, no momento em que tiver habitação e vida noturna. “Estamos trabalhando na reforma da Praça do Ferreira, com projeto conduzido por Fausto Nilo e nos próximos dias estaremos reunidos com o prefeito José Sarto para apresentarmos como está este projeto. O encontro terá a participação com representantes da sociedade civil e dos comerciantes da área”, explica.

Ele ressalta que a infraestrutura do Centro de Fortaleza, talvez seja até melhor que a da Aldeota, pois ali há tudo para atender à sociedade, como comércio pujante, bancos, supermercados, universidades, igrejas e muito mais. “Estamos perto da praia e existem muitos prédios desocupados, que poderiam servir de moradia popular. Muitos comerciários residem distante, impactando num custo elevado de vale-transporte para as empresas, além de cerca de três horas por dia gastas apenas como seus deslocamentos, quando poderiam morar perto do local de trabalho. Esse tempo poderia ser utilizado para dar mais atenção à família ou cursar uma faculdade, por exemplo”, pondera Assis.

Além disso existe a questão da violência nos bairros periféricos, o que não existe na área central da nossa cidade. Atualmente, cerca de 28 mil pessoas residem no Centro, sendo que 65% são mulheres, pois querem estar mais perto do trabalho e da família. Já existem algumas ações da Prefeitura de Fortaleza para benefícios fiscais a quem constrói na área central de Fortaleza. Além disso, muitos comerciantes que alugam imóveis no Centro, gostam da ideia de terem a loja na parte de baixo de um edifício e morarem em cima”, completa Assis Cavalcante.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business