INVESTIMENTOS

Presidente da Fiec fala sobre Hub de Hidrogênio Verde do Ceará eme evento do Comando Militar do Nordeste

Por Redação - Em 13/11/2023 às 4:40 PM

Presidente Da Fiec Palestra Sobre O H2v Durante Abertura Do Ii Encontro Rede Nordeste De Estudos Estratégicos E Inovação Do Comando Militar Do Nordeste

Cavalcante lembrou que o Ceará possui dezenas de memorandos de entendimento de empresas interessadas em produzir no Hub de Hidrogênio Verde do Estado

O potencial do Ceará para a geração de energias renováveis, sobretudo do hidrogênio verde (H2V) foi destacado, nesta segunda-feira (13), pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, durante o II Encontro Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação, evento organizado pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE) e Comando da 10ª Região Militar.

Cavalcante lembrou que o Ceará possui dezenas de memorandos de entendimento de empresas interessadas em produzir no Hub de Hidrogênio Verde do Estado, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). “O Ceará ocupa uma posição central nas iniciativas relacionadas ao hidrogênio verde, estabelecendo memorandos estratégicos com mais de 30 empresas de âmbito nacional e internacional, resultando em investimentos que ultrapassam a marca de 29,7 bilhões de dólares. Esses acordos evidenciam um compromisso sólido com a geração de energia limpa e sustentável na região. O empenho da Fiec na transição energética é também para proporcionar ainda mais capacitação para profissionais e melhorar a infraestrutura dedicada à pesquisa em energias renováveis”, declarou Ricardo Cavalcante.

O presidente da Fiec esteve na abertura do evento, que contou com as falas do comandante Militar do Nordeste, General de Exército, Vasconcellos e o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas. O objetivo do evento é contribuir para a construção de parcerias de longo prazo entre instituições do Governo, Academia e Setor Produtivo, priorizando a Região Nordeste, promovendo integração, inovação, planejamento estratégico, fortalecimento da Defesa Nacional e desenvolvimento socioeconômico sustentável.

“Reafirmo aqui meu agradecimento ao presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, pela parceria no evento e ao General Pinto Sampaio, Comandante da Décima Região Militar, pela sugestão de realizar o evento na Fiec, não poderia haver local melhor. O evento visa destacar a importância e a renovação da matriz energética do Brasil. Além disso, reconheço o desafio de coordenar diversos participantes e agradeço a todos que aceitaram nosso convite, incluindo oficiais gerais, representantes do setor produtivo, acadêmicos e palestrantes convidados. A presença de todos enriquece as discussões”, disse o General do Exército, Vasconcellos.

Já o Governador Elmano de Freitas compartilhou a importância da inovação e estratégia no exército para resguardar os interesses do povo brasileiro. “Penso na necessidade urgente de resgatar o pensamento estratégico no Brasil, destacando o papel das instituições, incluindo as Forças Armadas. No Ceará, enfrentamos o desafio de dedicar tempo à reflexão estratégica para lidar com os problemas do país e do nosso estado, dando oportunidades e abraçando eventos como estes”, afirmou Elmano.

Energias renováveis

Ainda durante a manhã, o Presidente da Fiec participou, juntamente com o CEO da ArcelorMittal e o Diretor Comercial do Complexo do Pecém, de um painel sobre Energias Renováveis. Erik Torres destacou a diminuição de 10% na emissão de carbono da siderúrgica, salientando as ações que estão sendo realizadas desde março deste ano, quando a empresa iniciou suas atividades no Pecém.

“A ArcelorMittal tem o compromisso de alcançar a neutralidade nas emissões de carbono até 2050, adotando ações e estudos para atingir esse objetivo. Uma das oportunidades destacadas para alcançar a neutralidade é o uso do Hidrogênio Verde. O Ceará se destaca nesse contexto e nós estamos unindo forças com a Fiec e explorando maneiras de avançar nessa direção e vincular as oportunidades no estado”, afirmou Erik.

O II Encontro Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação segue com programação ainda até amanhã abordando temas como Energias Renováveis, as Tecnologias Disruptivas e suas aplicações na Defesa.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business