Presidente da NTC quer o fim da “Multa NIC”
Por Admin - Em 16/07/2019 às 5:47 PM
O presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC), José Hélio Fernandes, participou na tarde desta terça-feira, da Comissão Mista do Senado Federal, que discutiu as alterações no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), dentro do texto da MP 882/2019.
Ele defendeu a emenda 008, do deputado Vanderlei Macris, tratando da eliminação da chamada “Multa NIC (não identificação do condutor)”, que causa restrições ao trabalho das transportadoras em todo o Brasil.
“O motorista sai da empresa com uma programação a cumprir, mas essa missão é praticamente impossível, tendo em vista vagas não apropriadas, circulação em horários não permitidos, redução do tamanho dos caminhões, entre outras situações”, disse.
Ele ressaltou que a empresa deve pagar as multas, mas se eliminar a “Multa NIC”, que não depende simplesmente da condução do veículo, mas sim, da necessidade de entrega das mercadorias.
Isso porque, geralmente, os motoristas acumulam muitos pontos na carteira, e acabam perdendo a CNH, que é seu principal instrumento de trabalho.
O diretor interino do Denatran, Carlos Magno, disse que os empresários já dispõem de uma funcionalidade no Renach, para identificação prévia do condutor. “E o Governo Federal já disponibiliza cursos de reciclagem, até antes de o motorista atingir os 20 pontos, para que não perca a sua CNH”, salientou.
Motoristas acabam multados em decorrência das atividades que desempenham no dia a dia
Foto: Divulgação