AGENDA ESTRATÉGICA ESG

Prgrama ‘Alimentando Sonhos’ qualifica mais de 20 mil pessoas em gastronomia

Por Marcelo - Em 16/07/2024 às 7:54 PM

A M. Dias Branco desenvolveu o programa ‘Alimentando Sonhos’ como parte da meta para capacitação de 150 mil pessoas até 2030, presente na sua Agenda Estratégica ESG. A iniciativa oferece oportunidades de emprego e empreendedorismo na área de gastronomia a futuros profissionais, além de promover o desenvolvimento das comunidades atendidas. Desde seu início, em julho de 2022, a maio de 2024, a companhia capacitou 20.657 pessoas, em oito estados do Brasil, com o apoio de 18 instituições parceiras do terceiro setor.

Programa ‘Alimentando Sonhos’ quer qualificar 150 mil pessoas na área de gastronomia até 2030                                                           Foto: Divulgação

“O Programa ‘Alimentando Sonhos’ é uma iniciativa que tem como propósito impulsionar o desenvolvimento econômico e social de comunidades por meio da capacitação de profissionais, com cursos teóricos e práticos de gastronomia, técnicas de empreendedorismo e cidadania”, explica Maria Nolasco, coordenadora de Responsabilidade Social da líder nacional em massas e biscoitos. “Nosso propósito é garantir empoderamento a essas pessoas e prepará-las para o mercado de trabalho, além de promover empregabilidade e desenvolvimento humano para que elas sejam protagonistas de suas trajetórias profissionais”, ressalta.

Metodologia

A dinâmica dos cursos é estabelecida pela instituição parceira, podendo ter 20 ou mesmo 160 horas de duração. Em 2023, por exemplo, o programa ofereceu cursos para a população LGBTQIAPN+ e também a mulheres de comunidades de regiões metropolitanas de Pernambuco. Juntamente com as organizações, o ‘Alimentando Sonhos’ prevê contribuir para a transformação de pessoas em cenários de vulnerabilidade e risco social.

Uma das parceiras é o Movimento Saúde Mental (MSM), de Fortaleza. Para Natália Tatanka, do MSM, o projeto representa um marco crucial para a comunidade local, que ansiava por ações como essa. “Com a chegada do programa ‘Alimentando Sonhos’, construímos uma rede poderosa de oportunidades, visibilidade e geração de empregos e renda, algo verdadeiramente inédito nas favelas de Fortaleza. Para muitos, esse é o primeiro certificado de suas vidas”, afirma.

Ela acredita que a união de forças é o que permite o sucesso do projeto. “A tríplice aliança entre o poder público, representado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), a instituição privada, como a M. Dias Branco, e as comunidades, por meio das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), é uma inovação social que merece ser reconhecida e replicada em todo o País. Isso não apenas gera políticas públicas mais eficazes, mas também eleva a autoestima das minorias e concede a autonomia para perseguirmos os sonhos que desejamos na vida”, detalha.

Agenda Estratégica

Relançada em 2022, a Agenda Estratégica ESG da M. Dias Branco possui metas a serem atingidas até 2030, contemplando 15 temas prioritários, com base em três pilares que representam o ESG: Cuidar do planeta (Ambiental), Fortalecer alianças (Governança) e o Acreditar nas pessoas (Social), que conta como uma das metas impactar 150 mil pessoas pelo programa de empreendedorismo e profissionalização, ‘Alimentando Sonhos’. Para acompanhar todas as metas da M. Dias Branco na Agenda 2030, basta acessar o site: www.mdiasbranco.com.br/agenda.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business