INFORMA CNI

Produção da indústria brasileira avança em outubro

Por Redação - Em 22/11/2023 às 12:40 AM

Indústria Produção Industrial Foto Cni

Apesar do resultado positivo, a CNI faz a ressalva de que o crescimento foi mais fraco do que em anos anteriores

O indicador de evolução da produção industrial brasileira alcançou 50,9 pontos em outubro deste ano, crescimento de 4,5 pontos em relação ao mês anterior. Ao situar-se acima da linha divisória, o índice mostra que os empresários percebem alta da produção na passagem de setembro para outubro de 2023. As informações foram divulgadas nessa terça-feira (21)pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Apesar do resultado positivo, a CNI faz a ressalva de que o crescimento foi mais fraco do que em anos anteriores, se deu sobre um patamar de produção mais baixo e foi restrito às pequenas empresas: as médias registraram estabilidade da produção no período, enquanto as grandes registraram queda.

O índice de evolução da produção nas pequenas empresas ficou em 50,9 pontos, enquanto nas grandes empresas foi de 49,1 pontos, o que mostra queda da produção na passagem de setembro para outubro de 2023. O índice das médias empresas, por sua vez, está em 49,8 pontos, próximo da linha divisória.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que o nível de estoques de produtos se aproximou do planejado pelas empresas em outubro. “Esse comportamento dos estoques favorece o aumento da produção na eventualidade de uma futura alta da demanda”, diz.

Além disso, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) aumentou um ponto percentual na passagem de setembro para outubro de 2023, para 71%, e segue dentro da média para os meses de outubro.

Investimento

O índice de intenção de investimento subiu 1,1 ponto na passagem de outubro para novembro e está em 55,6 pontos. Em novembro, o indicador ficou quatro pontos acima da média histórica da série e aponta para uma intenção de investir acima do usual.

Expectativas para novembro

A pesquisa mostra que, em novembro, a intenção do empresário de aumentar as compras de matérias-primas aumentou. Os índices de expectativa de demanda e de compras de matérias-primas ficaram em 51,0 pontos. No entanto, estes índices estão abaixo de suas médias históricas para o mês.

Os índices de expectativa de quantidade exportada e de número de empregados ficaram ligeiramente abaixo da linha divisória de 50 pontos, em 49,8 pontos. Esse movimento mostra expectativas de manutenção dos níveis atuais nos próximos seis meses. Apesar de apontar para estabilidade, o indicador de contratação de mão-de-obra está acima da média histórica para o mês.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business