ABRACICLO

Produção de motocicletas cresce 11,1% e alcança 1,74 milhão de unidades em 2024; maior volume em 14 anos

Por Redação - Em 14/01/2025 às 4:47 PM

Produção Industrial, Fábrica De Motos, Motocicletas Foto José Paulo Lacerda Cni

De acordo com a Abraciclo, apenas no mês de dezembro, foram produzidas 123,9 mil motocicletas, um aumento de 5% em relação a igual mês de 2023 FOTO: José Paulo Lacerda/CNI

A produção de motocicletas no Brasil atingiu um marco importante em 2024, alcançando 1,74 milhão de unidades, o maior volume registrado em 14 anos. O crescimento foi de 11,1% em comparação com 2023, superando as expectativas iniciais da indústria, que previa um aumento de 7,4%. O balanço, divulgado nesta terça-feira, 14, pela Abraciclo, associação que representa as montadoras do polo industrial de Manaus (AM), destaca a recuperação e o bom desempenho do setor, especialmente considerando os desafios enfrentados ao longo do ano.

De acordo com a Abraciclo, apenas no mês de dezembro, foram produzidas 123,9 mil motocicletas, um aumento de 5% em relação a igual mês de 2023. No entanto, houve uma queda de 15,1% em comparação com o mês de novembro, o que reflete a sazonalidade característica do setor.

O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, fez questão de enfatizar o trabalho árduo do setor em contornar dificuldades operacionais, como a escassez de peças e os problemas logísticos gerados pela severa seca que afetou a região Norte no ano passado. “Mesmo diante de um ano bastante desafiador, onde tivemos que contornar o problema da estiagem, o crescimento do setor superou os dois dígitos”, declarou Bento.

O polo industrial de Manaus, que abriga quase todas as fábricas de motocicletas do Brasil, segue sendo o maior centro de produção de veículos de duas rodas fora da Ásia. Em 2024, as montadoras da região geraram um faturamento de R$ 36,9 bilhões e empregaram diretamente 18,6 mil pessoas. Esses números reforçam a importância do setor para a economia local e nacional, especialmente no que diz respeito à geração de empregos e ao impacto econômico em uma das principais regiões industriais do país.

O bom desempenho da produção de motocicletas está intimamente ligado à concessão de crédito para a aquisição de veículos, o que estimulou a demanda e contribuiu para o crescimento da produção. O setor agora aposta em estratégias de planejamento para continuar a expandir sua produção e contornar os desafios que podem surgir no próximo ano.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business