230 MIL UNIDADES

Produção de veículos no Brasil cresce 10,1% em setembro

Por Redação - Em 07/10/2024 às 1:49 PM

Indústria Automotiva Foto Freepik

No acumulado de janeiro a setembro, a produção de veículos no Brasil subiu 7% na comparação com igual período de 2023, totalizando 1,87 milhão de unidades montadas FOTO: Freepik

A produção de veículos no Brasil alcançou 230 mil unidades em setembro deste ano, um crescimento de 10,1% em relação a igual mês do ano passado. O número também representa a maior produção do setor para o mês nos últimos cinco anos. Na comparação com agosto, contudo, houve queda de 11,4%. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (7) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

No acumulado de janeiro a setembro, a produção de veículos no Brasil subiu 7% na comparação com igual período de 2023, totalizando 1,87 milhão de unidades montadas.

As vendas de veículos em setembro somaram 236,3 mil unidades, refletindo um crescimento de 19,5% em relação ao mesmo mês de 2023, o maior volume para setembro em dez anos. Em comparação a agosto, as vendas permaneceram quase inalteradas, com uma leve redução de 0,4%. Essa variação é explicada pela presença de um dia a menos de vendas em setembro. A média diária de vendas foi a mais alta do ano, superando 11 mil veículos por dia útil pela primeira vez em 2024.

Desde o início do ano, 1,86 milhão de veículos foram vendidos, o que representa um aumento de 14,1% em relação aos primeiros nove meses de 2023. Esse crescimento pode ser atribuído à melhoria nas condições de crédito, resultante da queda das taxas de juros em financiamentos, além de um mercado de trabalho fortalecido e aumento da renda. A demanda das locadoras de automóveis, que estão atualizando suas frotas, também influenciou positivamente esses resultados.

As exportações em setembro foram de 41,6 mil veículos, um aumento de 51,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Quando comparadas a agosto, as vendas ao exterior cresceram 8,9%. No entanto, no total do ano, as exportações apresentaram uma queda de 12%, somando 284,2 mil veículos nos nove primeiros meses.

Além disso, o relatório da Anfavea indica que 600 novos postos de trabalho foram criados nas fábricas de veículos em setembro, elevando o número total de funcionários no setor para 106,4 mil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business