GRUPO CARMAIS AVANÇA
Produção de veículos no Brasil registra alta de 6,8% em maio, afirma Anfavea
Por Marcelo - Em 07/06/2022 às 7:12 PM
A produção de veículos cresceu 6,8% em maio na comparação com o mesmo mês de 2021, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (7) pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Foram fabricadas no mês passado 205,9 mil unidades, o que também representa um aumento de 10,7% em relação a abril. No acumulado de janeiro a maio foram produzidos 888,1 mil veículos, uma queda de 9,5% na comparação com os primeiros cinco meses de 2021.
Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, as montadoras ainda enfrentam dificuldades para manter as linhas de produção com as faltas de componentes em todo o mundo. “O problema dos semicondutores ainda persiste. Devagar a situação tem, não se normalizado, mas se tornado menos crítica. Mas ainda é um grande desafio para as fábricas entregarem e manterem o nível de produção”, disse.
De acordo com o diretor Comercial do Grupo Carmais, um dos maiores do Nordeste, alguns modelos, de determinadas marcas, estão ainda com alguma fila de espera. “Mas, no geral, a gente já consegue ter uma oferta maior de carros para atender à demanda dos clientes, equalizando um pouco melhor a situação que vínhamos enfrentando nos últimos meses. Modelos com a Fiat Strada, algumas versões do Ônix, Trailblazer e Frontier, ainda têm fila de espera”, explicou Leonardo Dall’Olio.
As vendas de veículos novos tiveram uma ligeira queda, de 0,9%, em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram emplacadas 187,1 mil unidades. No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, a comercialização de veículos registra retração de 17% em relação ao mesmo período de 2021, com a venda de 740 mil unidades.
Já a venda de automóveis e veículos comerciais leves teve queda de 2,4% em maio na comparação com o mesmo mês de 2021, com a comercialização de 152,8 mil unidades. No acumulado de janeiro a maio, foram vendidas 596,6 mil unidades, 21,1% menos do que nos cinco primeiros meses do ano passado.
Para o executivo do Grupo Carmais, as vendas no mês passado foram ligeiramente melhores do que vinha ocorrendo em meses anteriores. “Com a oferta um pouco maior de veículos em maio, conseguimos registrar um volume de vendas superior ao que vínhamos conseguindo realizar este ano. A expectativa é que a partir do segundo semestre a oferta de veículos novos aumente e possamos oferecer a linha completa de veículos, com prazos de entrega menores”, salientou Leonardo Dall’Olio.
Já as vendas de caminhões registraram retração de 9,6% em maio em relação ao mesmo mês de 2021, com a comercialização de 10,4 mil unidades. No acumulado de janeiro a maio, as vendas têm queda de 1,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, com 46,6 mil caminhões vendidos.
Exportações
As exportações de veículos tiveram alta de 24,6% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado, com 46,1 mil unidades vendidas para o exterior. No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, a alta ficou em 19,4%, com a comercialização de 198,9 mil para outros países. “O ano de 2022 tem sido bastante interessante para a exportação. O desafio é que isso seja algo sustentável”, comentou Márcio Leite. (Com informações da Agência Brasil)