Produção industrial cearense melhora em julho
Por Admin - Em 24/08/2018 às 1:59 PM
A produção industrial cearense registrou alta em julho, demostrando que o setor começa a apresentar sinais de recuperação, segundo a Sondagem Industrial deste mês, pesquisa elaborada pelo Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC, em parceria com a CNI.
Segundo o estudo, o índice registrou 52,8 pontos. Resultado acima da linha divisória de 50 pontos, mostrando aumento da produção industrial na comparação com junho.
Já o indicador de Utilização da Capacidade Instalada retornou ao patamar observado no período anterior à greve dos caminhoneiros, apesar de ainda sinalizar que o setor industrial opera com capacidade abaixo do usual para o mês. Por sua vez, os estoques de bens industriais situaram-se conforme o volume planejado para julho.
As projeções dos industriais cearenses sinalizam cenário de crescimento ao longo dos próximos seis meses referente à demanda por produtos manufaturados, à compra de matérias-primas e às exportações. No entanto, não há perspectiva de expansão no quadro de funcionários do setor industrial ao longo desse período.
O índice de intenção de investimentos do Ceará assinalou 56,7 pontos em agosto, correspondendo a um crescimento de 4,4 pontos em comparação ao mês anterior. Apesar do acréscimo, está abaixo do ideal para a expansão da capacidade produtiva da indústria.
A alta capacidade ociosa do parque industrial e o cenário de incerteza macroeconômica e política, para os próximos meses, configuram-se como os principais fatores desestimulantes para a realização de investimentos na esfera produtiva cearense.
Produção industrial cearense registrou melhora em julho, segundo levantamento da FIEC e CNI
Foto: Divulgação