AÇÃO DO SINDIENERGIA-CE, FIEC E SEBRAE CEARÁ
Proenergia 2021 terá foco na inovação e estímulo ao setor energético brasileiro
Por Marcelo - Em 05/10/2021 às 7:34 PM
O Proenergia 2021, evento anual realizado pelo Sindienergia-CE, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará e o Sebrae Ceará, com o intuito de promover a discussão e a evidência do setor energético, inicia nesta quarta-feira (6) e segue até sexta, em formato virtual, tendo como foco central a inovação e contando com a presença dos maiores stakeholders do País.
Dentre as autoridades que já confirmaram a participação está o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que deve lançar um projeto de estímulo à autogeração de energia no evento, idealizado pelo Sindienergia em parceria com outras entidades parceiras do setor e apoio do deputado federal cearense Danilo Forte. Albuquerque também realizará a palestra magna de abertura, às 9 horas, nesta quarta.
Os inscritos contarão com toda a experiência de grandes nomes dos setores elétrico e energético. No primeiro dia, já estão confirmados: Luís Carlos Queiroz (Sindienergia), Jurandir Picanço (CS/Renováveis e FIEC), Joaquim Rolim (FIEC e ABGD), Renata Paula (IBEF-CE), Edgar Gadelha (FIEC), Sandoval Feitosa (Aneel), entre outros experts. Serão abordados temas como “A relevância das energias renováveis no novo contexto mundial” e “A modernização do setor elétrico”.
Para o segundo dia, nomes como Luiz Eduardo Moraes (Sindienergia), Elbia Gannoun (Abeeólica), Márcio Trannin (Absolar), Francisco Habib e Fernando Elias (Casa dos Ventos), Adão Muniz (Seinfra), Paulo André Holanda (Senai-CE), Eduardo Ricotta (Vestas) e Francisco José Rabelo do Amaral (Adece) também já estão confirmados. Eles discutirão “Modelos de negócios em geração centralizada de energia” e “Energias renováveis – desafios da cadeia produtiva”.
O terceiro e último dia de evento já conta com as confirmações de Hanter Pessoa (Sindienergia), Carlos Evangelista (ABGD), Bárbara Rubim (Absolar), Roseane Medeiros (Sedet e FIEC), entre outros especialistas. Os debates terão como temas: “A expansão da geração distribuída de energia” e “Novas oportunidades no setor de energia”.
Além de palestras, exposição de cases, painéis de debates, rodadas de negócios e momentos para networking, o evento também contará com espaços para homenagens, a exemplo do “Troféu Jurandir Picanço”, que nesta edição ganha novo nome, substituindo o “Troféu Proenergia”, por meio de uma proposição do atual presidente do Sindienergia, Luís Carlos Queiroz, aclamada por unanimidade pela diretoria do sindicato.
“O Dr. Jurandir Picanço é, sem dúvida, o maior nome do setor de energia do Estado, pelo seu poder de inovação, profundo conhecimento e por ser um grande exemplo no Ceará e em todo o País”, justificou Luís Carlos Queiroz. Essa será a primeira edição em que o nome do engenheiro, consultor de Energia da FIEC e presidente da CS/Renováveis dará nome à honraria, engrandecendo ainda mais o Troféu.
E abrindo a nova nomenclatura, o momento solene prestará homenagem ao secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Governo do Ceará, Maia Júnior, que também conta com relevantes serviços prestados ao setor de energia no Estado, ao longo de sua trajetória política e empresarial.