EXPECTATIVA

Professor da FGV diz que home office deve crescer 30% depois da pandemia

Por Marcelo - Em 15/04/2020 às 11:46 AM

O coordenador do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas, André Miceli, desenvolveu o estudo “Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade redefinida e os novos negócios”, apontando que o home office deve crescer 30% após a pandemia do coronavírus.

Ele destaca ser fundamental que os líderes de negócios pensem, testem e compreendam que a tecnologia é, cada vez mais, um ativo humano. O especialista cita como exemplos, o e-commerce e o ensino à distância, que em geral, devem crescer 30% e 100%, respectivamente.

Home office é uma tendência que veio para ficar                                             Foto: Divulgação

“Diante desse novo cenário, torna-se necessário entender que o passado não é mais um guia para o futuro. O primeiro passo para navegar em um ambiente de mudança é elaborar uma estratégia de crise para resolver prioridades, depois preparar uma estratégia de recuperação e esboçar uma estratégia pós-crise”, disse Miceli, que também é diretor-executivo da Infobase.

Para ele, o home office é um caminho sem volta, pois se mostrou efetivo. “Aliado a isso, você tira carros da rua, desafoga o transporte público, mobiliza a economia de outra forma. E faz com que as pessoas tenham mais tempo para cuidar da saúde e usufruir de coisas que lhes dão prazer. Sem que você tenha uma redução das entregas e do faturamento”, ressaltou o professor da FGV.

André Miceli aponta que em um momento de instabilidade, como o da pandemia, é preciso ser flexível com estruturas e modelos corporativos para prosperar. Portanto, a comunicação, de acordo com ele, deve ser centralizada em canais específicos para que instruções claras sobre procedimentos continuem na rotina dos clientes, consumidores e colaboradores.

E afirma que ter uma reserva de patrimônio será muito importante, porém, não é possível medir quando a situação econômica estará restabelecida. “Por isso, é importante que as empresas busquem novas fontes de receita, principalmente as que gerem maior liquidez”, completou André Miceli. O download completo do estudo pode ser obtido no link: bit.ly/-Ebook-Tendencias

Mais notícias

Ver tudo de IN Business