REFERÊNCIA EM ARQUITETURA

Projeto da Moura Dubeux na Beira-Mar será primeira obra assinada pelo arquiteto Arthur Casas no Nordeste

Por Marlyana Lima e Redação - Em 17/01/2025 às 8:35 PM

Arthur Casas está em Fortaleza onde assinará projeto para Moura Dubeux – Foto: Douglas Filho

A simplicidade criativa das formas preenche espaços em proporções que flertam com a arte. Essas são características dos projetos que levam a assinatura do arquiteto Arthur Casas.

Criador cujo nome é referência, ele desembarcou em Fortaleza nessa sexta-feira, 17, para conhecer a cidade onde fará duas torres de 50 andares cada. O empreendimento, que leva o selo de excelência da Moura Dubeux (MD), deve marcar o panorama urbano da Capital e será erguido onde atualmente funciona o Seara Praia Hotel, ao lado do Náutico Atlético Clube, na Beira-Mar.

Aclamado por suas criações no Brasil e em vários pontos do mundo, Arthur Casas abriu espaço em sua concorrida agenda e concedeu entrevista exclusiva ao Portal IN.

Com o olhar atento de quem tem na criatividade a sua força motriz, o arquiteto revelou suas impressões sobre a cidade e o espaço revitalizado da Beira-Mar que hoje é um dos principais cartões-postais do País. Também falou sobre seu processo criativo, o compromisso com o meio ambiente e as expectativas em torno do novo projeto, que será realizado pela maior incorporadora e construtora do Nordeste, a Moura Dubeux .

“Estou muito empolgado. Estou vendo em Fortaleza edifícios imensos que costumamos ver em grandes cidades. O nosso aqui também será grandioso. Serão duas torres com 50 andares. Essas torres terão um grande poder de impactar. Não só quem vai morar no espaço, mas quem passa pela cidade. Quem vive em Fortaleza. Então, a responsabilidade aumenta”, observa o arquiteto.

Na visão de Athur Casas, para ter além de uma grande visibilidade é preciso que uma edificação desse porte gere uma sensação de empatia. “Esse é o nosso grande desafio. É criar uma estrutura, um edifício que não seja apenas isso, mas que tenha uma grande relação positiva e transformadora aqui pra Fortaleza”, completa.

Além de criar obras icônicas, Casas traz consigo o compromisso de preservar o meio ambiente, com redução de impactos causados pelos resíduos sólidos da construção, assim como reforça sua preocupação em relação à geração de carbono.

Ao visitar o local onde seu projeto será materializado, o arquiteto elogiou a revitalização da Beira-Mar.  “A cidade mudou positivamente, ficou uma beleza. Isso reforça o quanto temos que fazer projetos que realmente não prejudiquem tanto o meio ambiente. E a responsabilidade da nossa área, da construção civil, pode fazer uma diferença muito grande para o mundo”, frisa.

Arthur Casas confirmou ainda que pretende “estudar”, conhecer mais sobre a cidade, as pessoas, a cultura e até sobre as espécies vegetais nativas da região, tendo em vista que seus projetos costumam valorizar o verde na integração do espaço.

Apesar de não tecer detalhes técnicos do que o Studio Arthur Casas planeja entregar à cidade, o arquiteto deixa claro que pretende imprimir às torres um caráter arquitetônico atemporal e com elementos que valorizem o bem-estar de quem terá o privilégio de ocupar sua obra e de circular em seu entorno.

A estadia de Arthur Casas em Fortaleza deve se prolongar por mais alguns dias. Seu intuito é conhecer a Capital com todas as suas peculiaridades.

Além disso, o criador fará uma palestra exclusiva na cidade, na próxima segunda-feira (20). O evento, organizado pela Evviva Fortaleza, franquia de móveis planejados de alto padrão, será realizado no Vasto Restaurante para uma seleta plateia.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business