PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Quatro empresas cearenses recebem a chancela internacional do Selo ESG-FIEC

Por Marcelo - Em 02/10/2024 às 3:21 PM

Em concorrida solenidade realizada nesta quarta-feira (2), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o presidente Ricardo Cavalcante realizou a entrega do Selo ESG-FIEC a quatro empresas cearenses que se destacaram no processo de certificação internacional promovida pelo Bureau Veritas. Com isso, elas passam a ser reconhecidas em práticas nas áreas ambientais, sociais e de governança corporativa em todo o planeta.

As agraciadas desta nova edição foram as empresas: Arca Plast, Carnaúba do Brasil, Cinco Quinas e Duggê Sorvetes, que passaram por um rigoroso processo de certificação, realizado pelo Núcleo ESG da FIEC, com a chancela do Bureau Veritas, considerado um dos principais organismos certificadores do mundo. Esse reconhecimento traz diversos benefícios para essas empresas, inclusive no momento de realizarem a solicitação de uma linha de crédito em bancos, num mercado dinâmico e competitivo.

Gustavo Vicentino e Ricardo Cavalcante ladeando os vencedores                              Fotos: Douglas Filho 

“Quando, no Sistema FIEC, resolvemos criar um núcleo operacional, especialmente voltado para cuidar das questões ESG, o fizemos com o propósito de tornar as nossas indústrias, mais uma vez, protagonistas das grandes mudanças que queremos ver no mundo. Assim o fizemos, por acreditar que é possível ter uma indústria ao mesmo tempo sustentável e competitiva“, afirma.

Os certificados de nível internacional foram entregues aos sócios-proprietários dessas empresas pelo presidente da FIEC e Gustavo Vicentino, secretário-executivo de PGI da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). Receberam o Selo ESG-FIEC os empresários Pedro Mapurunga (Carnaúba), Alex Monteiro (Cinco Quinas), Socorro Castro (Duggê) e Guilherme Pegado (Arca Plast).

Em seu rápido discurso, Alex Monteiro ressaltou que realiza muitas ações em suas padarias, nas práticas ambientais, sociais e de governança. “Esse programa nos fez crescer, em todos os quesitos. Mas onde aprendemos mais foi no trato com os nossos colaboradores. Significativas melhoras foram criadas, para que esses fosse fidelizados e atrairmos novos. Estou muito feliz, com essa enorme conquista da nossa equipe e da minha família, pois sem uma base familiar não conseguimos evoluir em nada. Não precisamos de grandes investimentos, só mudança de pensamento e ações efetivas”, destaca.

Conquistas

Ricardo Cavalcante destacou a importância do Selo ESG-FIEC

Nestes quase dois anos de atividades do Núcleo ESG, 47 empresas filiadas aos sindicatos da indústria cearense, já aderiram ao programa de certificação do Selo ESG-FIEC de Indústria Sustentável. “Destas, 19 já conquistaram o selo. Com um detalhe: seis delas foram classificadas com o Triple A, o que significa que, após rigorosa auditoria feita pelo Bureau Veritas, receberam nota máxima em todos os quesitos relacionados às práticas ambientais, sociais e de governança corporativa”, ressalta Cavalcante.

Ele ainda agradeceu ao trabalho realizado por toda a equipe do Núcleo ESG-FIEC, coordenado por Alciléia Farias, para a certificação de mais quatro empresas do Ceará. “Quero finalizar lembrando que vivemos um novo mundo. Um mundo onde as empresas podem lucrar e crescer, promovendo o bem-estar de todos com os quais se relacionam, respeitando o meio ambiente, valorizando a vida, abraçando a parceria e criando valor para a sociedade. Que saibamos fazer desse mundo, um lugar melhor para todos”, complementa Ricardo Cavalcante.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business