Receita amplia fiscalização sobre empresas
Por Admin - Em 05/02/2018 às 1:15 PM
A Receita Federal amplia a fiscalização sobre os contribuintes. A nova obrigação fiscal, a EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais), entra em vigor em maio para as companhias que faturam mais de R$ 78 milhões.
A partir de novembro, a mudança vale para as demais empresas, que deverão atentar para a conformidade fiscal, a fim de não serem autuadas.
Por meio da EFD-Reinf, as retenções de tributos na fonte (IRRF, CSLL, PIS, Cofins, INSS e CPRB), incidentes sobre pagamentos efetuados a pessoas jurídicas, receitas decorrentes de atividades desoneradas da folha de pagamento, dentre outras, serão unificadas.
“A partir de agora, de acordo com as informações prestadas pelo contribuinte, os valores a serem recolhidos serão calculados de maneira automática pelo Fisco, por meio da DCTF-Web”, explica Leonel Siqueira, gerente tributário da Synchro.
Com essa nova tecnologia, a Receita passa a ter maior domínio das informações e do controle sobre os contribuintes. Caso a empresa declare valores inconsistentes a fim de acobertar o valor tributário real, a multa será de 3% sobre o valor contraditório, mais o original devido, além de multa.
Receita terá maior controle sobre as informações dos contribuintes
Foto: Divulgação