US$ 99,98 BILGÕES

Receita da Nestlé recua 1,8% em 2024, mas supera expectativas

Por Redação - Em 13/02/2025 às 8:49 AM

Fábrica Nestlé Foto Marie Hippenmeyer Nestlé Brasil

Em seu relatório, a Nestlé apontou que as vendas orgânicas subiram 2,2% em 2024

A Nestlé divulgou nesta quinta-feira (13) os resultados financeiros do ano de 2024. A receita da companhia foi de 91,35 bilhões de francos suíços (aproximadamente US$ 99,98 bilhões), registrando uma queda de 1,8% em relação ao ano anterior, quando foi de 93 bilhões de francos. O lucro líquido também apresentou retração de 2,9%, passando de 11,21 bilhões de francos suíços para 10,88 bilhões de francos suíços, o que representa 4,14 francos por ação em 2023 e 4,19 francos por ação em 2024. Em termos ajustados, o lucro por ação caiu 0,8%, alcançando 4,77 francos.

Os resultados ficaram alinhados com as expectativas de analistas para o lucro líquido, que era estimado em 10,89 bilhões de francos suíços. A receita superou as previsões, que eram de 91,02 bilhões de francos suíços. Na bolsa suíça, as ações da Nestlé apresentaram alta de 6,02% por volta das 7h40 (horário de Brasília).

Em seu relatório, a Nestlé apontou que as vendas orgânicas subiram 2,2% em 2024, o menor crescimento anual das últimas duas décadas. A desaceleração foi atribuída à redução nos gastos dos consumidores após anos de inflação elevada. O crescimento foi inferior ao registrado em 2023, de 7,2%, mas alinhado com a expectativa do mercado, que era de 2,1%. O crescimento interno real (RIG) voltou a ser positivo, alcançando 0,8%. A empresa informou que os preços aumentaram 1,5%, refletindo uma diminuição na inflação em quase todas as categorias após dois anos de altos custos de insumos.

Por região, o crescimento foi impulsionado pelos mercados emergentes e pela Europa. Nos mercados desenvolvidos, o crescimento orgânico foi de 1,2%, enquanto nos mercados emergentes, o crescimento alcançou 3,7%. O café foi o segmento que mais contribuiu para o crescimento, com um aumento de um dígito médio, especialmente com as marcas Nescafé, Nespresso e Starbucks. Outras categorias, como confeitaria, PetCare, águas e nutrição infantil também registraram crescimento, enquanto o setor de lácteos e o segmento de culinária apresentaram queda.

O CEO da Nestlé, Laurent Freixe, afirmou que, apesar do ambiente macroeconômico desafiador, a empresa obteve um desempenho sólido, com o crescimento orgânico de 2,2% e o retorno ao crescimento interno real positivo. Além disso, a empresa registrou um fluxo de caixa livre de 10,7 bilhões de francos suíços e propôs um aumento no dividendo para 3,05 francos suíços por ação. A Nestlé também está implementando um programa de economia de custos de 2,5 bilhões de francos para os próximos três anos, com a expectativa de garantir mais de 300 milhões de francos para 2025

Mais notícias

Ver tudo de IN Business