
GARANTIA POR DÍVIDAS DO GPA
Receita Federal cobra R$ 1,265 de ativos do Assaí
Por Redação - Em 30/09/2024 às 2:46 PM

O Assaí informou que recorrerá do pedido de arrolamento e tomará medidas para sua defesa
O grupo de atacarejo Assaí informou no domingo (29) que a Receita Federal notificou a empresa sobre um arrolamento de bens no valor de R$ 1,265 bilhão, relacionado a “contingências” tributárias em discussão com o GPA. Os ativos da empresa servirão como garantia para a dívida do antigo controlador.
O Assaí declarou que está monitorando a situação de perto junto ao GPA, que reafirmou sua responsabilidade pelos débitos e contingências gerados até a data da cisão, ocorrida no final de 2020, durante uma reorganização societária sob o controle do grupo francês Casino.
A legislação tributária brasileira permite que, em casos de contingências ou débitos tributários, as autoridades fiscais exijam o pagamento solidário das entidades envolvidas, independentemente de acordos estabelecidos entre as partes.
O GPA, por sua vez, afirmou que continuará a cumprir suas obrigações e cooperar com a Sendas para atender às demandas da Receita Federal, ressaltando que as contingências tributárias estão “adequadamente refletidas” em seus balanços.
Em resposta à cobrança, o Assaí informou que recorrerá do pedido de arrolamento e tomará medidas para sua defesa. A empresa destacou que suas operações sempre foram segregadas das operações do GPA e que a rede de supermercados, dona da bandeira Pão de Açúcar, deverá indenizá-la por qualquer prejuízo resultante da discussão com a Receita.
Mais notícias


Mercado financeiro
