31.316 QUEIXAS
Reclamações contra planos de saúde caem 10,4% em agosto, informa ANS
Por Redação - Em 10/09/2024 às 10:27 AM
As reclamações de usuários de planos de saúde chegaram a 31.316 em agosto deste ano, representando uma redução de 10,45% em relação às 34.970 reclamações registradas em julho, o maior número do ano até então e o terceiro maior da série histórica da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Apesar da queda mensal, houve um aumento de 6,31% nas reclamações em comparação com agosto de 2023.
No acumulado de 2024, foram registradas 258.479 reclamações, um aumento de 13,68% em relação às 227.363 reclamações registradas no mesmo período de 2023. Este número já supera o total de reclamações de todo o ano de 2021, que foi de 188.334.
O cálculo é baseado nas Notificações de Intermediação Preliminar (NIP), classificadas como reclamações pela ANS. As NIPs são usadas para intermediar e solucionar conflitos entre consumidores e prestadores de serviços antes que se transformem em disputas judiciais.
Entre as principais operadoras com reclamações destacam-se:
- Bradesco Saúde: 3.402 reclamações.
- Unimed do Estado do Rio de Janeiro: 3.184 reclamações.
- NotreDame Intermédica (agora parte da Hapvida): 2.705 reclamações.
- Amil: Quarta posição com 2.250 reclamações.
- SulAmérica (Rede D’Or): 2.151 reclamações.
- Hapvida: 1.710 reclamações.
- Unimed Nacional: 1.307 reclamações.
- Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil: 571 reclamações.
- Unimed Belo Horizonte: 503 reclamações.
- Prevent Sênior: 424 reclamações.
Na comparação anual, o Bradesco Saúde lidera com 29.594 reclamações, seguido por NotreDame Intermédica com 24.316 e Unimed Rio de Janeiro com 10.917 reclamações.