EBTIDA CRESCE 77,5%

Rede Pague Menos registra receita bruta de R$ 3,1 bilhões no primeiro trimestre

Por Marcelo - Em 07/05/2024 às 11:12 AM

A rede de Farmácias Pague Menos (PGMN3) anunciou os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2024. Um dos destaques do período é o aumento no Ebtida da companhia, com avanço de 77,5% sobre o 1TRI23, chegando a R$ 96,9 milhões. Já margem Ebitda chegou a 3,1%, aumento de 1,2 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior. No 1TRI24, a companhia registrou receita bruta de R$ 3,1 bilhões, com aceleração significativa em ambas as bandeiras. “Os resultados do período são fruto da combinação entre crescimento de venda e expansão relevante na rentabilidade, reforçando nossa convicção de que temos grandes oportunidades pela frente”, explica Jonas Marques, CEO da Pague Menos e Extrafarma.

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A segunda maior rede de farmácias do Brasil também registrou aumento acima da inflação nas vendas de mesmas lojas (SSS), com destaque para o fechamento da lacuna de vendas das filiais Extrafarma em comparação à Pague Menos. O crescimento consolidado foi de 9,6% no trimestre, sendo 8,5% no portfólio de lojas Pague Menos e 15,1% em Extrafarma. “O aumento expressivo das vendas em Extrafarma reflete a melhoria operacional executada ao longo do último ano”, destaca Jonas. A captura de sinergias, por sua vez, chegou a R$ 153 milhões em bases anualizadas (+18% frente ao 4TRI23), contribuindo diretamente para o crescimento de Ebtida registrado no trimestre.

O ciclo de caixa operacional, por sua vez, chegou a 60 dias, contra 65 no mesmo período de 2023. Na prática, o ganho de eficiência foi ainda maior, uma vez que nos últimos 12 meses a companhia esteve empenhada na redução do volume de antecipação de recebíveis e subiu o prazo médio de recebimento (PMR) de nove para 18 dias. A redução no nível de estoques, que passou de 129 dias no 1TRI23 para 113 no 1TRI24, também impulsionou a diminuição do capital empregado.

O nível de endividamento no 1TRI24, medido pela razão da dívida líquida e Ebitda ajustado, foi de 2,6x contra 3,0x no primeiro trimestre de 2023. O perfil da dívida segue evoluindo favoravelmente, com alongamento de prazos e redução nos custos de financiamento. O spread médio ponderado, que ao final do 4TRI23 era de CDI + 2,19%, reduziu para CDI + 1,97% no 1TRI24. O movimento, combinado ao ciclo de queda de taxas de juros atualmente em curso, deve contribuir para economias significativas ao longo do ano.

Omnicanalidade

A estratégia omnichannel da companhia continua avançando de forma consistente. Os múltiplos canais digitais totalizaram R$ 416 milhões em vendas no 1TRI24, expansão de 32,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. A participação nas vendas totais alcançou 13,4%, incremento de 2,2 p.p. em relação ao 1TRI23, com fechamento progressivo na lacuna entre as bandeiras.

Comprometida em oferecer um serviço cada vez melhor aos seus clientes, a rede passou a oferecer a opção de vendas pelo WhatsApp ainda no final de 2023. A iniciativa ganhou tração no 1TRI24, com a incorporação de novas funcionalidades e melhorias na experiência de compra. Atualmente, a companhia é a única do varejo farmacêutico a operar essa modalidade de vendas de forma 100% automatizada e escalável, graças ao uso de inteligência artificial conversacional.

 

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