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Redes sociais impulsionam o crescimento do mercado de produtos vintage no Brasil
Por Redação - Em 11/03/2025 às 1:01 AM

O estudo indica que 38,7% dos brasileiros se sentem fortemente impactados pelas mídias sociais, enquanto 34,6% se consideram moderadamente influenciados FOTO: Freepik
A crescente popularidade dos produtos vintage no Brasil tem sido amplamente impulsionada pelas redes sociais. Uma pesquisa realizada pelo Mission Brasil e compartilhada pela CNN revelou que 92,3% dos consumidores afirmam que as plataformas digitais exercem uma grande influência sobre suas escolhas ao adquirirem itens com apelo nostálgico.
O estudo indica que 38,7% dos brasileiros se sentem fortemente impactados pelas mídias sociais, enquanto 34,6% se consideram moderadamente influenciados, e 19% afirmam que são pouco afetados por esses conteúdos. Apenas 7,62% das pessoas não percebem qualquer influência das redes sociais ao comprar produtos vintage.
Outro dado importante é que 62% dos entrevistados acreditam que a tecnologia tem um papel crucial no consumo desses itens, enquanto 38% discordam dessa visão.
Em termos de faixa etária, os millennials (Geração Y) e a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) estão na vanguarda do consumo de produtos vintage, com uma representatividade de 50% e 43%, respectivamente.
Entre os itens vintage mais procurados estão os videogames, com 25% de preferência, seguidos pelas roupas (22%), alimentos e bebidas (17%), doces e chocolates (10%) e jogos de tabuleiro e brinquedos (8,5%). Outros produtos, como calçados e celulares, têm 4% de procura cada, enquanto revistas ou livros e maquiagens atraem 3% e 2,5% dos consumidores, respectivamente. Já produtos como câmeras fotográficas (2%), bolsas (1%) e óculos (1%) possuem uma procura menor.
A motivação principal para a compra de itens vintage é a saudade e o apego emocional, sendo citada por 42% dos consumidores. Outros fatores incluem o vínculo com a marca (22,9%) e a sensação de conforto e nostalgia (20%). Estar atualizado com tendências (7,62%) e o desejo de pertencimento a um grupo (6,9%) também influenciam a decisão de compra.
Em relação aos critérios que atraem os consumidores na hora da escolha, o design é o aspecto mais relevante, com 35% das preferências. A história da marca (24%), funcionalidade (23%) e exclusividade (15%) também são pontos considerados na hora da compra.
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