INTELIGÊNCIA DE DADOS

Reitor da UFC e comitiva conhecem todo o potencial do Observatório da Indústria

Por Marcelo - Em 12/12/2023 às 1:16 PM

Uma comitiva da Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo à frente o reitor Custódio Almeida, composta ainda pela vice-reitora, Diana Azevedo; o pró-reitor Adjunto, Barros Neto, e o diretor do Parque Tecnológico, Abraão Saraiva Júnior, esteve na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) para conhecer, ‘in loco’, todas as funcionalidades do Observatório da Indústria.

Comitiva da UFC conheceu de perto todas as funcionalidades do Observatório da Indústria da FIEC

O grupo foi inicialmente recebido pelo líder do Observatório e diretor de Tecnologia e Inovação, Sampaio Filho; o superintendente Regional do Sesi Ceará e diretor Regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda; e o gerente do Observatório, Guilherme Muchale. Estiveram presentes, também, o diretor Financeiro da FIEC, Edgar Gadelha e o superintendente de Relações Institucionais Sérgio Lopes.

“Acho que o Observatório, se considerarmos seu nome, transcende a mera identificação com a indústria. É uma peça fundamental de dados que pode contribuir com a sociedade como um todo. Ele vai muito além da indústria”, destaca o reitor Custódio Almeida.

O presidente da FIEC reforçou a importância do trabalho trabalhando em conjunto feito em parceria com o Governo do Estado e a Academia. “O conhecimento tem que ser dividido. A união do setor produtivo, com o acadêmico e o Estado beneficia toda a população do Ceará. Podemos fazer muitas coisas em prol da educação do nosso povo. Por isso, coloco o Observatório à disposição da UFC”, afirmou Ricardo Cavalcante.

Impulsionar negócios

Sampaio Filho recepcionou, inicialmente, a comitiva da UFC na FIEC

Durante a visita, o trabalho e os serviços oferecidos pelo Observatório da Indústria foram apresentados em detalhes. Com destaque para o potencial de impulsão de negócios e políticas públicas a partir da inteligência de dados oferecida pela ferramenta existente na Casa da Indústria.

Ainda no decorrer da reunião foram abordados diversos temas relevantes, incluindo a qualificação da mão de obra no Ceará, a preparação dos cearenses para o mercado de Hidrogênio Verde e inovação para impulsionar a produtividade e atrair investimentos na indústria, entre outros assuntos.

A vice-reitora da UFC lembrou que já estava familiarizada com o equipamento e reiterou que é uma ferramenta poderosa para qualquer gestor. “O Observatório não se destina apenas aos gestores do ecossistema industrial cearense e brasileiro, para os quais foi inicialmente concebido, mas também para os gestores universitários. Estamos formando profissionais que atuarão em diversos campos, incluindo o meio industrial. Essa impressão confirma a potencialidade da ferramenta para governança e tomada de decisões, não apenas no setor produtivo, mas também na formação de novos talentos para a nossa sociedade”, completa Diana Azevedo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business